Pesquisar este blog

Os filisteus e a devida ordem

Os filisteus certa vez tentaram conquistar o Egito, mas não conseguiram e acabaram sendo forçados a se estabelecer no sul da terra prometida. Eles não passaram pelo Mar Vermelho. Eles nada sabiam sobre o poder da redenção. Eles nada sabiam das lições do deserto. Eles nada sabiam sobre a serpente de bronze. Eles nunca se alimentaram do maná. E eles nada sabiam sobre a passagem do Jordão. No entanto, eles estavam na terra, até Belém, a casa de Deus.

Masturbação - carta de C. S. Lewis

Concordo que aquela coisa sobre “desperdício de fluidos vitais” é uma besteira. Para mim, o verdadeiro mal da masturbação seria que ela requer um apetite que, em uso legítimo, leva o indivíduo para fora de si mesmo para completar (e corrigir) sua própria personalidade na de outro (e finalmente nos filhos e até mesmo nos netos) e se transforma em devolvê-lo: mandar o homem de volta à prisão de si mesmo, para manter lá um harém de noivas imaginárias.

Jejum - Melqui Araujo

P. Poderia me responder, se o jejum feito para que uma crise financeira seja vencida,ou pra vencer qualquer tipo de problema difícil em qualquer área ,é válido diante de Deus?

R Não. O jejum não tem a intenção de fazer com que o crente vença, na verdade, está em oposição a isto; ele faz com que você perca, e não é de finanças que estou falando. Estou falando de colocar a si mesmo em prejuízo, negando a satisfação do seu próprio corpo para se dedicar a Deus. É negar o pão ao seu corpo, e deixar com que a fome pelo verdadeiro pão, Cristo, seja o mais importante. Basicamente é a renúncia de algo que seja lícito ou bom, em si mesmo, como comida, com a intenção de expressar a sua necessidade por algo que seja maior, Cristo e seus interesses. Você não terá uma experiência profunda com Cristo até que abra mão de si mesmo para viver para Cristo. O jejum é apenas uma parte disto, mas, uma vida em “jejum dos prazeres do mundo” é o estado normal de um cristão saudável em sua fé.

Diferença entre remorso e arrependimento - J. N. Darby

Permita-me apresentar a você meus pensamentos sobre o arrependimento, como acredito que as escrituras nos apresentam. Acho que já enviei a você um pequeno artigo sobre isso, mas acho que o caráter do evangelho agora comumente pregado exige uma declaração bíblica distinta do que é.

Os altos e baixos da vida - Frank Binford Hole

Em 1915 nosso irmão Frank Binford Hole escreveu o texto a seguir, animando os irmãos  da época devido as incertezas do futuro. Mal sabia ele o que viria;

1- Mais 3 anos da 1 Guerra Mundial, acabaria em 1918.
2 - Na sequência a Gripe Espanhola 1918 a 1920.
3 - Crash da Bolsa Americana e depressão econômica 1929 a 1939.
4 - Segunda Guerra Mundial em 1939 a 1945.

O autor partiria para estar com o Senhor no ano de 1964, depois de passar por tudo isso morando na Grã-Bretanha. O texto tem o título "Os altos e baixos da vida", e é sobre Daniel, um exemplo de como nos portar frente às mudanças.

De que geração o Senhor está falando em Mateus 24:34?

Irmãos dos séculos 19 e 20, que conheciam a Bíblia melhor que eu e você, interpretaram a passagem assim:

Arno Clement Gaebelein: A interpretação errônea da palavra “geração” é responsável pela concepção errônea tão prevalente em nossos dias. Diz-se que “esta geração” deve significar a própria geração, as pessoas que viviam então na terra, quando o Senhor falou estas palavras. É fácil ver como, se este é o significado de “esta geração”, os eventos preditos por nosso Senhor devem ter sido cumpridos dentro do tempo de vida das pessoas que viviam então. Que outro evento poderia significar além da destruição de Jerusalém no ano 70? Assim, a interpretação errada dessas duas palavras, “esta geração”, tem desencaminhado um grande número de professores da Bíblia e leitores deste discurso.

VOCÊ TEM UM AMIGO?

Certo homem tinha três amigos e teve que ser julgado por haver transgredido a lei. Esperando poder contar com a influência de seus amigos para escapar da sentença, dirigiu-se a eles suplicando por auxílio.

- Tudo o que posso fazer por você - disse o primeiro - é comprar-lhe uma bela roupa para que, com ela, compareça perante o juiz.

- E eu - disse o segundo - posso acompanhá-lo até à porta do tribunal.

- Quanto a mim - disse o terceiro amigo, aquele com quem o homem menos se importava - entrarei com você no tribunal e, perante o juiz, me declararei culpado das suas dívidas e serei condenado à prisão em seu lugar!

A Bíblia ensina ciência? - A. J. Pollock

O falecido Oswald Chambers fez uma observação muito pertinente: “Se a Bíblia concordasse com a ciência moderna, logo estaria desatualizada, porque na própria natureza das coisas a ciência moderna está fadada a mudar”.

A Igreja - J. T. Mawson

A primeira vez que a igreja é mencionada nas Escrituras é em Mateus 16, onde, em resposta à confissão de Pedro ao Senhor, Ele respondeu: "Sobre esta pedra edificarei a minha igreja". A construção começou no Pentecostes e continua desde então, e todos os que creram no evangelho da nossa salvação foram selados pelo Espírito Santo e adicionados a essa estrutura indestrutível, a única igreja, que é o corpo de Cristo.

Justiça social, culpa coletiva e o cristão, por John Kulp

Há um câncer moral que se alimenta da apostasia da sociedade ocidental. Ele tem sido chamado de "ideologia da justiça social" e se manifesta como uma espécie de amálgama de várias ideologias mais limitantes, como o marxismo, o feminismo, a teoria da interseccionalidade, a teoria da raça crítica e o pensamento pós-moderno. Esse movimento insidioso, contra o qual muitos mestres cristãos piedosos nos alertaram, não está em conformidade com a ordem da justiça prescrita pela palavra de Deus em passagens como Miqueias 6:8: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a e andes humildemente com o teu Deus?". Para o cristão, essa ideologia ou modelo deve ser reconhecida pelo que é: uma das muitas manifestações na história do "espírito do mundo" (1 Coríntios 2) que não recebemos de Deus.

Oração e Jejum - William J. Prost

O jejum é mencionado muitas vezes na Palavra de Deus, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Muitas vezes está intimamente ligado à oração, especialmente no Novo Testamento, onde a oração é um privilégio especial de todo crente. O jejum deveria ter um lugar na vida dos crentes hoje? É algo que deve ser feito rotineiramente, ou apenas em certas ocasiões? O jejum associado à oração torna essa oração mais aceitável aos olhos de Deus? Se jejuarmos, por quanto tempo devemos fazê-lo?

O "Eu", os pecados e o pecado - A. P. Cecil

Parece-me existir uma grande confusão entre a nossa personalidade sempre imutável, sua inerente responsabilidade, e o pecado que habita em nós, bem como os pecados que cometemos. O homem é espírito, alma e corpo (Gênesis 2:7), um ser responsável. O pecado foi introduzido nele na queda como uma coisa distinta, um princípio do mal (Gênesis 3; Romanos 5:12). O resultado foram os pecados, os frutos maus. Estando sob o poder do pecado, a tendência foi a carne tornar-se predominante, e assim o termo carne foi estampado em sua condição moral. "Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne" (Gn 6:3), e no que se refere a Deus, o homem se tornou morto em ofensas e pecados. Ora, a Epístola aos Romanos revela de forma distinta esse triplo conceito. Existe o homem responsável, os pecados que comete, e o pecado que entrou nele na queda.

O significado dos números na Bíblia

Pode haver pouca dúvida de que os números são usados nas escrituras como símbolos, e comparando os casos em que qualquer numeral é empregado, pode-se chegar com frequência à ideia oculta nele. O significado de alguns números é óbvio demais para ser equivocado; o dos outros é menos aparente. Em alguns casos, o número simbólico pode ser descoberto onde o próprio número não é mencionado: como, por exemplo, sob o número três podemos classificar a lei, os salmos e os profetas; espírito, alma e corpo, etc. Apenas algumas referências são dadas aqui para cada número.

Retrocesso e apostasia, ou Pedro e Judas - Walter Scott

Você deve saber distinguir cuidadosamente entre o retrocesso de crentes reais, como Pedro e Ló, e a queda completa de crentes aparentes, como Judas e Simão, o Mago (Atos 8). Pedro, cheio de confiança própria, mas com verdadeiro amor ai seu Mestre, jurou que enfrentaria prisão e morte por seu amado Senhor, e ainda assim, à voz de uma criada, negou a seu Mestre com juramentos e xingamentos! Pedro pecou, mas sua fé não falhou (Lucas 22:31-34, 54-62). É assim com cada um de nós. Mesmo no momento mais sombrio da mais violenta tentação aqueles que têm a fé mais fraca sempre se apegam a Cristo, o Filho do Deus vivo (1 Pedro 1:4-7), embora os lábios possam cruelmente negar que o conhecem! "Pedro seguia-o de longe" (Lc 22:54). "O meu povo se esqueceu de mim por dias sem conta... todavia, não me esquecerei de ti" (Jr 2:32; Is 49:15).

Discernimento não deve ser um teste para recepção - William Kelly

Será que devemos recorrer à prudência e exigir uma certa medida de discernimento antes da recepção [à comunhão à mesa do Senhor]? Este é apenas um dos principais danos que deve ser evitado assiduamente e tratado como um erro de princípio, sim, um pecado contra Cristo e a igreja. Tampouco nada poderia criar a mais sectária de todas as seitas do que exigir, das almas que procuram entrar, um julgamento correto quanto à verdade menos conhecida pelos santos, o mistério de Cristo ou, em particular, o um só corpo, que para eles ficou ainda mais difícil de entender como de praticar por causa das seitas que se desenvolveram em meio à atual condição caída da cristandade.

Arminianismo e Calvinismo - J. N. Darby

Que Cristo morreu por todos é, como já vimos, dito muitas vezes nas Escrituras. Portanto reconheço Sua morte para o mundo como a base, a única base aproximação para o mundo, estando o amor mostrado nela. Quando um homem crê, posso dizer: Agora tenho mais a dizer-lhe: Cristo levou todos os seus pecados; eles nunca poderão ser mencionados novamente.

A concepção miraculosa de Jesus - J. T. Mawson

A anunciação a Maria, uma humilde filha da casa de Davi, desposada por um trabalhador, revela graça em sua insuperável riqueza e encanto. A mensagem de Deus anunciada por Gabriel a Maria é dividida em três partes. Primeiro, a saudação que proclama a grandeza do favor que Deus lhe daria, embora ela fosse pobre e desconhecida. Dentre todas as mulheres ela foi escolhida pela graça soberana para ser o vaso pelo qual Deus traria Seu grande propósito.

A Escola Dominical - Charles Stanley

Alguns poderão questionar até onde a escola dominical pode ser vista como uma parte integral da obra de evangelização. Posso tão somente dizer que é assim que, principalmente, a considero. Eu a vejo como um dos maiores e mais interessantes ramos da obra do evangelho. Os professores da escola dominical, para as crianças pequenas e para os jovens, são obreiros na vasta seara do evangelho, tanto quanto o evangelista ou o pregador do evangelho.

Devo corrigir publicamente um irmão? Mario Persona

De vez em quando recebo queixas de irmãos dizendo que foram tratados publicamente de forma rude por algum irmão, e isso em alguma exortação feita durante ou após as reuniões da assembleia. Não estou falando aqui de pecados graves que exijam a intervenção da assembleia, e não de um único irmão, mas de algum deslize na oração, ao confundir as Pessoas da Trindade e chamar, por exemplo, o Senhor Jesus de Pai; ou por usar algum termo não totalmente correto, mas que de modo nenhum seria ofensivo ou desrespeitoso.

A controvérsia da Salvação pelo Senhorio versus Livre Graça - John Kulp

Por várias décadas uma batalha vem sendo travada no Cristianismo Evangélico entre aqueles que defendem aquilo que veio a ser conhecido como "Salvação pelo Senhorio" de um lado,  e do outro aqueles que defendem a "Livre Graça" como o único terreno bíblico para se receber vida eterna e ter certeza de salvação.

Postagens populares