Pesquisar este blog

Os filisteus e a devida ordem

Os filisteus certa vez tentaram conquistar o Egito, mas não conseguiram e acabaram sendo forçados a se estabelecer no sul da terra prometida. Eles não passaram pelo Mar Vermelho. Eles nada sabiam sobre o poder da redenção. Eles nada sabiam das lições do deserto. Eles nada sabiam sobre a serpente de bronze. Eles nunca se alimentaram do maná. E eles nada sabiam sobre a passagem do Jordão. No entanto, eles estavam na terra, até Belém, a casa de Deus.

Os filisteus representam um povo religioso sem Cristo. Hoje seu caráter é encontrado em 2 Timóteo 3. Tendo aparência de piedade, mas negando seu poder. No livro dos Juízes, os filisteus eram o último inimigo de Israel. O caráter filisteu é o inimigo que a igreja enfrenta hoje.

Certa vez, os filisteus capturaram a arca e a devolveram em uma carroça nova. Davi tinha pensamentos corretos sobre a arca e desejava que ela estivesse em seu devido lugar. Ele procurou junto ao povo trazer o assunto à tona, conforme registrado em 1 Crônicas 13. Mas cometeu um erro terrível. Ele colocou em um carro novo. De onde ele tirou essa ideia? Dos filisteus. Você nunca encontra os filisteus carregando a arca de Deus. O homem religioso nunca poderá levar o testemunho da pessoa e da obra de Cristo. David copiou seus métodos e o resultado foi desastroso. Ele teve que aprender a simples submissão e obediência à mente revelada de Deus.

No capítulo 15 ele mais uma vez procura trazer a arca e desta vez o faz de acordo com a mente de Deus. No capítulo 14 ele aprende duas vezes que a simples obediência resulta em vitória. É revigorante ler em 1 Crônicas 15 versículos 11-13: “E Davi chamou Zadoque, e Abiatar, os sacerdotes, e os levitas, Uriel, Asaías, e Joel, Semaías, e Eliel, e Aminadabe, e disse-lhes: são os chefes das casas paternas dos levitas; santificai-vos, tanto vós como vossos irmãos, para que façais subir a arca do Senhor, Deus de Israel, ao lugar que lhe preparei. Porque, porque não o fizestes a princípio, o Senhor nosso Deus nos violou, por não o buscarmos segundo a devida ordem.

Quanto na cristandade hoje existem ideias de homem religioso sem Deus? Quanto é copiado dos filisteus e não de acordo com a devida ordem encontrada na palavra de Deus? Quando Davi e os que estavam com ele manusearam a arca de acordo com a ordem devida. Deus estava com eles e eles prosperaram. Nem sempre é fácil funcionar de acordo com a palavra de Deus, mas não é impossível.

Em 2 Samuel 23 vemos alguns dos homens poderosos de Davi. Eles amavam Davi e eram fiéis a ele. Eles nos dão uma imagem do que acontece quando defendemos Deus e Seus caminhos. Versículos 9 e 10 - E depois dele veio Eleazar. Ele se levantou e feriu os filisteus até que sua mão se cansou, e sua mão se agarrou à espada; e o Senhor operou uma grande vitória naquele dia. Sua mão se agarrou à espada. É muito importante nos apegarmos à palavra de Deus. Não deixe nada escapar e não acrescente nada sobre os costumes dos filisteus.

Versículos 11 e 12 - E depois dele veio Shammah, ele parou no meio do pedaço de terra cheio de lentilhas, e o defendeu, e matou os filisteus: e o Senhor operou uma grande vitória. Embora sozinho, ele não abandonaria o alimento destinado ao povo de Deus. Alimento espiritual, aquele que edifica e sustenta.

Em 2 Timóteo 1, Paulo diz a Timóteo que Deus não nos deu o espírito de medo; mas de poder, e de amor, e de uma mente sã. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor. No capítulo 2 ele diz: “Suporta, pois, as adversidades, como bom soldado de Jesus Cristo. Nenhum homem que guerreia se envolve com os assuntos desta vida; para que ele possa agradar àquele que o escolheu para ser soldado. E se um homem também luta por domínios, ele não será coroado, a menos que se esforce legalmente. (isso está de acordo com a devida ordem)

No capítulo 4 lemos: “Porque chegará o tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas segundo as suas próprias concupiscências amontoar-se-ão mestres, tendo coceira nos ouvidos; E desviarão os ouvidos da verdade e se voltarão para as fábulas.” E ele diz: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé: doravante está reservada para mim uma coroa de justiça, que o Senhor, o justo juiz, me dará naquele dia : e não somente para mim, mas também para todos aqueles que amam a sua vinda. - (Dom Lewis)

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares