Pesquisar este blog

Oração e Jejum - William J. Prost

O jejum é mencionado muitas vezes na Palavra de Deus, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Muitas vezes está intimamente ligado à oração, especialmente no Novo Testamento, onde a oração é um privilégio especial de todo crente. O jejum deveria ter um lugar na vida dos crentes hoje? É algo que deve ser feito rotineiramente, ou apenas em certas ocasiões? O jejum associado à oração torna essa oração mais aceitável aos olhos de Deus? Se jejuarmos, por quanto tempo devemos fazê-lo?

A primeira menção do jejum na Bíblia é encontrada em Juízes 20:26, onde Israel chorou e jejuou na presença do Senhor, depois de ser derrotado duas vezes pela tribo de Benjamim. Novamente, no tempo de Samuel, quando Israel tinha medo dos filisteus (1 Sm 7: 6), eles jejuaram diante do Senhor e confessaram seus pecados. Em outra ocasião, quando Saul e Jônatas foram mortos no Monte Gilboa, os que os sepultaram jejuaram sete dias. Davi e seus homens também jejuaram e lamentaram quando ouviram as tristes notícias.

Mais tarde, Ester jejuou antes de ir ao rei Assuero para implorar por seu povo. É significativo que não houvesse mandamento na lei para fazer isso. Antes, eles sentiram que, no esforço de se humilhar na presença do Senhor, o jejum era apropriado para a ocasião. Embora a oração não seja mencionada especificamente, cada ocasião foi marcada por tristeza, humilhação na presença de Deus, um sentimento de total dependência Dele e uma necessidade sentida da ajuda do Senhor.

Vemos tudo isso realizado por nosso abençoado Senhor em Seu caminho até aqui, enquanto Ele caminhava em perfeita dependência diante de Seu Pai. Nós O encontramos em jejum por quarenta dias e noites antes de ser tentado pelo diabo. Da mesma forma, ele poderia salientar que, quando fosse tirado deles, seu povo jejuaria (Mt 9:15).

Razões erradas

Por outro lado, o jejum às vezes era feito por razões erradas, e isso não podia ter a aprovação de Deus. Quando Jezabel desejou que Nabote fosse executado, ela ordenou que um jejum fosse proclamado, ao mesmo tempo que ordenava que falsas testemunhas fossem arranjadas para acusá-lo de blasfêmia, para que ele fosse apedrejado até a morte (1 Reis 21: 910). Por meio do profeta Isaías, o Senhor poderia dizer a alguns em Israel: “Jejuam por contendas e debates, e ferem com o punho da iniquidade”, e perguntam: “Você chamará esse dia de jejum e aceitável ao Senhor?" (Is 58:45). Da mesma forma, o Senhor Jesus repreendeu aqueles que exibiam publicamente um rosto triste e desfiguravam o rosto enquanto jejuavam, chamando-os de hipócritas. Assim, vemos que o jejum é um ato externo que depende, por seu valor, de um estado interno da alma que responde a Deus e ao significado desse jejum.

Nesse mesmo sentido sabemos que o jejum foi levado ao extremo na igreja primitiva, depois que os apóstolos foram chamados para o Lar. Paulo alertava Timóteo de que, nos últimos tempos, alguns se afastariam da fé, "dando ouvidos a espíritos sedutores e doutrinas de demônios" (1 Tm 4: 1). Uma dessas doutrinas de demônios seria "ordenar a abstenção de carnes, que Deus criou para ser recebido com ações de graça" (1 Tm 4: 3). Sabemos que esse jejum legalizado começou como um costume, mas depois se tornou um comando que foi imposto em muitos casos por lei. Até mesmo após a Reforma, as pessoas eram executadas por desobedecer às leis sobre o jejum.

Jejum dos discípulos do Senhor

Apesar desses abusos da prática, as referências positivas ao jejum devem nos exercitar. Quando os discípulos perguntaram ao Senhor Jesus por que eles eram incapazes de expulsar o demônio do garoto lunático, Ele lhes disse: “Esse tipo não sai, mas pela oração e jejum” (Mt 17:21). Depois que a igreja foi formada, o jejum era evidentemente feito pelos responsáveis e líderes da assembléia em Antioquia, e quando se sentiram levados a enviar Barnabé e Saulo para a obra do Senhor, jejuaram e oraram antes de fazê-lo. Paulo e Barnabé também fizeram jejum quando usaram sua autoridade apostólica para ordenar anciãos nas várias assembleias (Atos 14:23). Além disso, Paulo falou sobre marido e mulher se separarem por um tempo para se dedicarem ao “jejum e oração” (1 Co 7:5). Assim, parece claro que o jejum definitivamente tem a aprovação de Deus nesta dispensação de Sua graça, e foi praticado nos dias dos apóstolos.

Razões Certas

À luz das várias Escrituras que consideramos, sugiro os seguintes pensamentos sobre o jejum. Primeiro, como foi mencionado anteriormente, o jejum é um ato externo que não tem valor aos olhos de Deus, a menos que seja acompanhado por um estado interior da alma que responda ao ato. O jejum de rotina ou sob comando não tem respaldo bíblico. Não podemos ter um pecado não julgado em nossa consciência ou ser indiferentes às reivindicações de Deus, e então executar um ato externo para obter Sua atenção.

Segundo, o jejum está quase sempre conectado à oração. Isso é importante, pois o jejum fala de nossa abstinência de todos os meios humanos de ajuda, enquanto a oração expressa nossa dependência de Deus. A forma mais pura de jejum não é tanto um ato consciente, mas o resultado da natureza espiritual estar tão ocupada com assuntos celestes que o desejo por comida é ignorado no momento. Se nossos corações estão sobrecarregados com um assunto aos olhos de Deus, então nossos desejos naturais darão lugar à nossa preocupação com a situação diante de nós, e não sentiremos o mesmo desejo por comida.

Terceiro, enquanto o jejum está conectado à comida e, portanto, é algo com o qual todos podemos nos identificar, eu sugeriria que o princípio não se limita à comida. Isso é mostrado claramente em 1 Coríntios 7:5, já mencionado, onde o gozo normal do relacionamento de marido e mulher também é deixado de lado para um tempo de oração. Para alguns, pode haver algum outro desejo ou necessidade natural, não errado por si só, mas que dá lugar a um fardo especial que transcende essa necessidade. Como exemplo disso, encontramos nosso abençoado Mestre mais de uma vez passando o tempo à noite em oração a Seu Pai, quando sem dúvida o sono seria muito bem-vindo ao Seu corpo cansado.

Quarto, lembremos que o jejum deve ser feito em particular e fora dos olhos do público para ser aceitável a Deus. Sem dúvida, aqueles em Antioquia que jejuavam o faziam coletivamente e, portanto, sabiam sobre as ações uns dos outros, mas não parece que toda a assembléia estivesse envolvida. Antes, aqueles que tinham um fardo no coração estavam diante do Senhor e jejuaram. Se o assunto se tornar público, alguns podem participar dele sem serem realmente exercitados e sobrecarregados na presença do Senhor. Além disso, existe o perigo real de o orgulho atrapalhar e, como vimos, o Senhor Jesus condenou isso nos termos mais fortes.

Em vista de todas essas considerações, podemos ver que o jejum definitivamente não é proibido hoje, mas é encorajado pelos exemplos que vimos na Palavra de Deus. Também vemos que não pode haver uma regra para o jejum. Torná-la uma regra e procurar aplicá-la apenas a estraga aos olhos de Deus. Nem no Antigo nem no Novo Testamento era um comando direto, mas antes o que era considerado adequado a situações particulares e encorajado por Deus nessas circunstâncias. Para nós, jejuar deve ser um exercício pessoal na presença do Senhor, e isso inclui o tempo do jejum, bem como o período de tempo que se jejua.

Por fim, apontemos que a oração em sua essência é o privilégio de ter interesses comuns com Deus. Se sentíssemos situações mais como Ele as sente, certamente nossos corações ficariam mais sobrecarregados diante dEle, e o jejum seria mais comum entre os crentes. Se nossos pensamentos estivessem mais sintonizados com os de Deus, certamente nos negaríamos com mais frequência aquelas coisas naturais de que todos precisamos, enquanto estivéssemos envolvidos com os interesses Dele. Mefibosete “nem vestiu os pés, nem aparou a barba, nem lavou as roupas” (2 Sm 19:24) até Davi voltar em paz. Ninguém lhe disse para fazer isso, mas os interesses de Davi eram seus, e ele sentiu que seu rei era rejeitado e ausente. Que a ausência de nosso Senhor Jesus - a ausência de nosso noivo - seja mais real para nós, e que Seus interesses ocupem nossos corações aqui em baixo, para que estejamos prontos para esquecer nossos desejos naturais de serem ocupados com Ele!

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares