Pesquisar este blog

O significado dos números na Bíblia

Pode haver pouca dúvida de que os números são usados nas escrituras como símbolos, e comparando os casos em que qualquer numeral é empregado, pode-se chegar com frequência à ideia oculta nele. O significado de alguns números é óbvio demais para ser equivocado; o dos outros é menos aparente. Em alguns casos, o número simbólico pode ser descoberto onde o próprio número não é mencionado: como, por exemplo, sob o número três podemos classificar a lei, os salmos e os profetas; espírito, alma e corpo, etc. Apenas algumas referências são dadas aqui para cada número.

UM — Supremacia, exclusividade. Um Jeová. Dt 6:4; Is 42:8; Zc 14:9. Um Deus e Pai. 1 Co 8:6; Gl 3:20; Mc 12:29; Ef 4:6; 1 Tm 2:5. "Nenhum outro Deus, exceto um", um Senhor Jesus Cristo. 1 Co 8:4; Ef 4:5. Um Espírito Santo. 1 Co 12:11, 13. Um mediador. 1 Tm 2:5. Um corpo. 1 Co 12:12, 13; Ef 4:4. Uma esperança, uma fé, um batismo. Ef 4:4, 5. Uma oferta que aperfeiçoou para sempre os santificados. Hb 10:14.

DOIS — Distinção e, portanto, testemunho e companheirismo adequados, quando em comum acordo. Duas testemunhas são necessárias. Dt 19:15; 2 Co 13:1. Calebe e Josué testemunharam pela terra. Nm 14:6-9. Dois espiões enviados para além do Jordão. Js 2:1. Duas oliveiras típicas de duas testemunhas. Zc 4:3; Ap 11:3, 4. A palavra de Deus e o seu juramento mostram a imutabilidade de Seu conselho. Hb 6:17, 18. Dois devem concordar em perguntar. Mt 18:19. Dois ou três podem ser reunidos em nome de Cristo. Mt 18:20.

TRÊS — Plenitude ou plenitude divina e, portanto, perfeição em testemunho. Deus é Pai, Filho e Espírito. Essa plenitude teve o prazer de habitar no Filho de Seu amor. Cl 1:19. Três vezes a voz veio do céu falando do Senhor Jesus. Mt 3:17; Mt 17:5; Jo 12:28. O Senhor Jesus é Profeta, Sacerdote e Rei; Filho de Deus, Filho do homem e Filho de Davi. Três dão testemunho, o Espírito, a água e o sangue, "e esses três concordam em um". 1 Jo 5:7, 8. As escrituras, compreendendo a lei, os profetas e os salmos, deram testemunho de Cristo. Lc 24:44. Fé, esperança e amor são elementos da vida cristã aqui. Um cordão triplo não é facilmente quebrado (Ec 4:12), correspondendo à perfeição no testemunho: três também descrevem a experiência aperfeiçoada. 13:32; Gn 22:4; At 9:9.

QUATRO — Completude naquilo que é criado ou ordenado por Deus. Quatro ventos dos quatro cantos do céu. Jr 49:36. Quatro cantos da terra. Ap 20:8. Na organização do acampamento de Israel havia quatro estandartes. Nm 10:14-25. Ezequiel viu quatro criaturas viventes, cada uma com quatro rostos, quatro asas e quatro mãos. Ez 1:5-8: compare os quatro seres viventes em Ap 4:6.

CINCO — Fraqueza humana na apreciação da obrigação. Na dedicação do tabernáculo cada príncipe fez uma oferta de paz, oferecendo dois bois, cinco carneiros, cinco bodes e cinco cordeiros. Nm 7:17-83. Fraqueza em contraste com o poder do inimigo: cinco devem perseguir cem. Lv 26:8. Os discípulos só podiam fornecer cinco pães de cevada e dois peixes pequenos quando os cinco mil eram alimentados. Jo 6:9. Paulo disse que preferia falar cinco palavras para ensinar aos outros do que dez mil palavras em uma língua desconhecida. 1 Co 14:19. Na parábola das virgens havia cinco sábias e cinco tolas. Mt 25:2.

SEIS — Incompleto, imperfeição (um a menos do número sete perfeito). Salomão tinha cinco degraus para chegar ao seu grande trono, 1 Rs 10:19; mas isso não foi elevado o suficiente para salvá-lo da idolatria. Seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro foram trazidos a ele em um ano, 1 Rs 10:14; no entanto, ele tinha que confessar que tudo era vaidade e irritação de espírito. Os judeus em Caná tinham seis vasos de água para purificação, Jo 2: 6; mas eles expressavam a insuficiência das ordenanças para atender às necessidades do homem. O número da besta imperial será seiscentos e sessenta e seis, Ap 13:18, sendo imperfeito em todos os aspectos.

SETE — Completude espiritual, geralmente para o bem, mas ocasionalmente para o mal. É o composto de três e quatro, e é o maior algarismo simples indivisível. Sete dias em uma semana, todo sétimo dia era um dia de descanso, todo sétimo ano era um ano de descanso para a terra, e a cada sete vezes sete anos trazia o jubileu. A criação foi concluída no sétimo dia, sendo o resultado o descanso de Deus. Havia sete lâmpadas no castiçal de ouro. Nm 8:2; cf. Zc 4:2. O sangue era aspergido diante do Senhor sete vezes. Lv 4:6, 17; Lv 8:11. O cristão é exortado a fazer a festa de sete dias após a páscoa, o que a torna perpétua. 1 Co 5:7, 8. João fala de sete espíritos diante do trono de Deus. Ap 1:4. Existem sete abominações no coração do homem. Pv 26:25. A primeira besta tem sete cabeças e dez chifres. Ap 13:1. No Apocalipse, 'sete' ocorre com frequência; o símbolo é encontrado nele mais de sete vezes sete. O perdão deve ser 'setenta vezes sete'. Mt 18:22.

OITO — Um novo início fora da ordem de criação, mas ligada a ela: daí a ressurreição. A circuncisão era no oitavo dia, quando uma nova comunhão foi iniciada. Oito almas foram salvas na arca, para iniciar um novo mundo. 1 Pe 3:20; 2 Pe 2:5. A nova forma do futuro império romano será a oitava. Ap 17:11. O dia da ressurreição pode ser chamado de oitavo, o dia após o sétimo, que era o sábado judaico.

DEZ — Terreno completo de. responsabilidade humana. O faraó foi visitado por dez pragas. Ex. 7 - Ex.12. Os Dez Mandamentos. Ex. 34:28. Abraão deu um décimo dos despojos a Melquisedeque. 14:20. Os israelitas davam um décimo aos levitas, e davam um décimo aos sacerdotes. Nm 18:21, 26. Dez virgens saíram ao encontro do noivo. Mt 25. Havia dez empregados a quem as minas foram confiadas. Lc 19:13. Na última forma do império romano, haverá dez reis. Ap 17:12, 16.

DOZE — Integridade administrativa, isto é, naquilo que é estabelecido ou exibido para o homem. (O primeiro mais divisível dentre os números.) Havia doze patriarcas, ancestrais das doze tribos, que são lembradas nos doze pães sobre a mesa, as doze pedras no peitoral e doze nomes nos ombros do sumo sacerdote; as doze pedras tiradas do Jordão e as doze pedras colocadas no leito do rio; também na mulher com uma coroa de doze estrelas. Ap 12:1. Por meio dos doze apóstolos, o Senhor alimentou as multidões famintas. Os doze apóstolos se sentarão em doze tronos, julgando as doze tribos. Mt 19:28. A nova Jerusalém terá doze fundamentos para seus muros, com os nomes dos doze apóstolos; terá doze portões, consistindo de doze pérolas, com os nomes das doze tribos inscritas; os portões serão guardados por doze anjos. Ap 21: 12-21. Há doze horas no dia em que os filhos da luz podem andar. Jo 11:9. A flexibilidade da perfeição administrativa pode ser vista em:

SEIS e DOIS: Dois apóstolos em cada uma das seis companhias enviadas para pregar.

DOIS SEIS: seis pães em cada uma das duas linhas de pães da proposição.

TRÊS QUATROS: quatro fileiras de três nomes cada no peitoral.

QUATRO TRÊS: portões em cada um dos quatro lados da nova Jerusalém.

QUARENTA = 10 × 4. Experiência completa para trazer à luz o bem ou o mal. Moisés ficou quarenta anos no deserto, sendo ele próprio provado; ele esteve no monte dois períodos de quarenta dias, tempos de provação para os israelitas. Ex. 24:18; Ex. 34:28. Os espiões ficaram quarenta dias vasculhando a terra. Nm 13:25. As tribos foram provadas quarenta anos no deserto. Atos 13:18. Golias desafiou Israel por quarenta dias. 1 Sm 17:16. Saul, Davi, Salomão e Jeoás foram provados em um reinado de quarenta anos. O período de prova de Elias em Horebe foi de quarenta dias. Nínive recebeu quarenta dias de prazo para se arrepender. Jn 3:4. O Senhor Jesus esteve sob tentação quarenta dias. Mc 1:13.
(Extraído de Concise Bible Dictionary)

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares