Pesquisar este blog

Retrocesso e apostasia, ou Pedro e Judas - Walter Scott

Você deve saber distinguir cuidadosamente entre o retrocesso de crentes reais, como Pedro e Ló, e a queda completa de crentes aparentes, como Judas e Simão, o Mago (Atos 8). Pedro, cheio de confiança própria, mas com verdadeiro amor ai seu Mestre, jurou que enfrentaria prisão e morte por seu amado Senhor, e ainda assim, à voz de uma criada, negou a seu Mestre com juramentos e xingamentos! Pedro pecou, mas sua fé não falhou (Lucas 22:31-34, 54-62). É assim com cada um de nós. Mesmo no momento mais sombrio da mais violenta tentação aqueles que têm a fé mais fraca sempre se apegam a Cristo, o Filho do Deus vivo (1 Pedro 1:4-7), embora os lábios possam cruelmente negar que o conhecem! "Pedro seguia-o de longe" (Lc 22:54). "O meu povo se esqueceu de mim por dias sem conta... todavia, não me esquecerei de ti" (Jr 2:32; Is 49:15).

Infelizmente o crente pode mergulhar nas terríveis profundezas do mal e, por um momento, destruir sua presente utilidade e felicidade, como fez Ló em Sodoma (mas veja 2 Pedro 2:7-8) e Jonas (Jonas 1:2-5; Jonas 2: 9) e o fornicador de 1 Coríntios 5 (mas veja 2 Coríntios 2: 6-8). Mas há uma coisa que ele não pode fazer. Ele não pode, como Judas, absolutamente desistir de Cristo.

Quantos crentes fracos, mas verdadeiros, se preocupam desnecessariamente com o medo de se perderem, citando o pecado de Judas e seu terrível fim. Mas os raciocínios sobre as quedas de Judas, Satanás, os anjos e Adão ignoram a diferença causada pela "redenção eterna" no crente que está em Cristo Jesus, que para ele obteve "eterna redenção" (Hb 9:12), o que significa que"não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma" (Hb 10:39). Portanto, "quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós." (Rm 8:34).

Muitos crentes seguiram os passos de Pedro, o retrocedente, mas nenhum verdadeiro filho de Deus jamais seguiu, e nem poderá seguir, o caminho de Judas, o apóstata. Voltar atrás não é renunciar ao cristianismo, mas fracassar na santa separação do caminho que Deus espera de seus filhos. Pedro foi um que retrocedeu, por quem o Senhor orava e por quem olhava (Lucas 22:32, 61). Aquele olhar tocante de amor triste e ferido partiu o coração do pobre Pedro em seu retrocesso. "E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente." (Lc 22:62).

Existe provisão na intercessão de Cristo para com o Pai visando a restauração dos desviados (1 João 2:1). É dos apóstatas que o escritor sagrado diz... "Porque é impossível que os que... recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento" (Hb 6:4-6). "Por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção" (Hb 9:12).

Judas era apóstata e, portanto, a palavra que ele ouvira e recebera não tinha "raiz" nele (Lucas 8:13). Ele era um mero professante, não um homem salvo, nem vivificado pelo Espírito Santo (João 13:10-11). Um apóstata é aquele que professa crer e recebe todos os privilégios externos do cristianismo, mas sem que tenha ocorrido uma obra divina em sua alma, e mais tarde renuncia a Cristo. Assim, Judas, um apóstata, vendeu seu Mestre, mas Pedro, um desviado, negou temporariamente seu Mestre.

Um apóstata "provou" o dom celestial e o rejeitou, não tendo fé nem vida. Um verdadeiro crente é aquele que "provou", mas mais que isso, ele "come a carne e bebe o sangue do Filho do homem" (João 6:34, 53-54, 58). Alguém pode "provar" e perecer (Hebreus 6), mas "comer" é "viver para sempre"..

Judas pecou voluntariamente ao rejeitar o único Salvador e, assim, tornou claro que sofreria o terrível juízo registrado em Hebreus 10:26-29, um juízo que não pode cair nem sobre o crente mais fraco. Ele havia compartilhado daquela santificação externa que inclui todos os que se separam externamente do judaísmo e do paganismo para abraçar o cristianismo, o único sistema de salvação de almas que revela um Salvador. Essa santificação externa também é vista em 1 Coríntios 7:14 em que "o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido". Mas "pecar voluntariamente" é deliberadamente, com o coração e a mente, renunciar completamente a Cristo e ao cristianismo. Algo que nenhum filho que Deus poderia fazer ou faria. "Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós." (1 Jo 2:19).

Se um cristão professo que não foi resgatado renuncia deliberadamente a Cristo e o troca por Maomé; troca a Bíblia pelo Alcorão ou o Cristianismo pelo Ateísmo, ele adota um sistema sem Salvador, sem sacrifício e sem céu. Portanto, não há nada diante dele a não ser uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários" (Hb 10:27). As advertências solenes contidas nos capítulos 6 e 10 de Hebreus se referem à mera profissão cristã, ao desistir do cristianismo para voltar ao judaísmo, e não assumem que as pessoas a quem se referem tivessem sido verdadeiros filhos de Deus. Veja o contraste em Hebreus 6:9 e Hebreus 10:39: "Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação... Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.".

Amado de Deus, herdeiro da glória, descanse sua alma em confiança inabalável na Palavra imperecível de Deus. Deus se comprometeu em palavras e juramentos a garantir sua bênção e ancorou sua alma em Cristo. Seu navio pode ser arremessado em mares tempestuosos, mas não tema, você enfrentará todas as tempestades com sucesso. A âncora não pode ser arrastada, nem a corrente divina que liga o navio e a âncora pode se romper. Tudo, tudo é tão sólido e duradouro quanto o trono do Eterno! Você não poderá estar mais seguro na glória do que já está agora. Você está tão completamente fora do juízo neste mundo quanto Cristo está à direita de Deus: "Porque, qual ele é, somos nós também neste mundo...  sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos" (1 Jo 4:17, 3:2). — Extraído de "Eternal Security", de Walter Scott - 1838-1933)

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares