Pesquisar este blog

De que geração o Senhor está falando em Mateus 24:34?

Irmãos dos séculos 19 e 20, que conheciam a Bíblia melhor que eu e você, interpretaram a passagem assim:

Arno Clement Gaebelein: A interpretação errônea da palavra “geração” é responsável pela concepção errônea tão prevalente em nossos dias. Diz-se que “esta geração” deve significar a própria geração, as pessoas que viviam então na terra, quando o Senhor falou estas palavras. É fácil ver como, se este é o significado de “esta geração”, os eventos preditos por nosso Senhor devem ter sido cumpridos dentro do tempo de vida das pessoas que viviam então. Que outro evento poderia significar além da destruição de Jerusalém no ano 70? Assim, a interpretação errada dessas duas palavras, “esta geração”, tem desencaminhado um grande número de professores da Bíblia e leitores deste discurso.

Mas vamos entender o significado correto de “geração” e tudo ficará claro. A palavra genea não significa necessariamente as mesmas pessoas que vivem, mas também tem o significado de raça. A palavra inglesa “geração” tem esse significado de “família ou raça de uma certa classe de pessoas”. E o grego também. É usado nesse sentido em Lucas 16:8. “Esta geração” é a raça nascida de Abraão, o povo terreno escolhido por Deus. Bem eles foram chamados de “a nação eterna”; melhor ainda, poderíamos chamá-los de “a nação do destino”.

Deus guardou esta raça, e a está guardando para o cumprimento de Seu grande e revelado propósito. O versículo, no entanto, também tem o significado de que as pessoas que vivem, quando o fim da era judaica chegar, verão seu término; tudo será realizado em um pequeno espaço de tempo. Sim, o céu e a terra podem passar, mas Suas Palavras não passarão. Como isso é solene! Aqui lemos ainda as mesmas grandes e poderosas Palavras, que foram odiadas por milhares de inimigos de Deus no passado; palavras que foram atacadas e negadas. E ainda o velho inimigo da Palavra escrita está nisso, e através de seus instrumentos escolhidos (infelizmente! muitos deles no meio da igreja professa) ataca e menospreza essas Palavras. Eles ficam! Eles são tão eternos e divinos, tão infalíveis e verdadeiros, como Ele, o eterno Filho de Deus, é de cujos lábios eles vieram.

F. B. Hole "Com o versículo Mat_24:32 começamos uma série de parábolas e ditos parabólicos. A figueira é uma parábola do judeu; e quando vemos um reavivamento da vida nacional com esse povo, devemos saber que o verão está próximo, mas até que todas as coisas sejam cumpridas e esse momento chegue, “esta geração” não passará. O Senhor falou várias vezes desta geração – veja Mt 11:16; Mat_12:39, Mat_12:45; Mat_16:4. É uma geração muito antiga e persistente, pois Moisés a denunciou em Deu_32:5; Dt 32:20—“filhos em quem não há fé”. A geração incrédula encontrará sua condenação quando Jesus vier, mas não antes. Eles irão, e as palavras de Cristo permanecerão."

L. M. Grant: A parábola da figueira se conecta diretamente com isso, pois a figueira fala de Israel retornado à sua terra após o cativeiro. Quando tirado do Egito, Israel era visto como uma vinha em uma colina frutífera (Is 5:1-7), mas depois do cativeiro é chamado de "figueira plantada em sua vinha" (Lc 13:6-9), pois foi apenas um remanescente que retornou, e então somente de Judá e Benjamim. Não dando fruto após trabalho paciente (do próprio Senhor na terra e de Seus discípulos no início da história do livro de Atos - até o capítulo 7), a figueira foi cortada, e Israel foi por séculos reduzido a nada. No entanto, "há esperança de que uma árvore, se for cortada, tornará a brotar" (Jó 14:7). De fato, já vimos Israel brotando, retornando à sua terra, tornando-se novamente uma nação. Ela está pelo menos muito perto de dar folhas, para que saibamos que o verão da bênção milenar não está longe. A geração que vir as folhas brotarem da figueira verá o cumprimento desta bênção.

W. Macdonald: Depois de se referir à figueira, Jesus acrescentou: “Em verdade vos digo que esta geração de modo algum passará até que todas essas coisas aconteçam”. “Esta geração” não poderia significar as pessoas que viviam quando Cristo estava na terra; todos eles faleceram, mas os eventos do capítulo 24 não aconteceram. O que então nosso Senhor quis dizer com “esta geração”? Há duas explicações plausíveis. F. W. Grant e outros acreditam que o pensamento é: “a própria geração que vê o começo dessas coisas verá o fim”. As mesmas pessoas que veem a ascensão de Israel como nação (ou que veem o início da Tribulação), verão o Senhor Jesus vindo nas nuvens do céu para reinar.

A outra explicação é que “geração” deve ser entendida como raça. Esta é uma tradução legítima da palavra grega; significa homens da mesma linhagem, raça ou família (Mt 12:45; Mt 23:35-36). Então Jesus estava prevendo que a raça judaica sobreviveria para ver todas essas coisas realizadas. Sua sobrevivência contínua, apesar da perseguição atroz, é um milagre da história. Mas acho que há um pensamento adicional. Nos dias de Jesus, “esta geração” era uma raça que se recusava firmemente a reconhecê-lo como o Messias. Acho que Ele estava prevendo que o Israel nacional continuaria em sua condição de rejeição de Cristo até Sua Segunda Vinda. Então toda rebelião será esmagada, e somente aqueles que voluntariamente se submeterem ao Seu governo serão poupados para entrar no Milênio.

W. Kelly: O esboço geral e a visão especial da porção judaica foram dados até agora no capítulo 24. Isso é ilustrado a seguir, tanto da natureza (vers. 32, 33), quanto da Escritura (vers. 34, 35), e encerrado por uma aplicação adequada (vers. 42-44).
"Da figueira aprenda a [ou, sua] parábola" (ver. 32). A figueira é o símbolo bem conhecido da nacionalidade judaica. Nós a vimos, em Mateus 21, trazendo nada além de folhas – aquela geração entregue à maldição da infrutífera perpétua, qualquer que seja a graça que possa fazer para a geração vindoura. Em Lucas 21 a palavra é: "Eis a figueira e todas as árvores", porque o Espírito Santo por toda parte, e notavelmente nesse capítulo, apresenta os gentios. Lucas abrange um escopo maior do que Mateus e trata expressamente das tristezas de Jerusalém em conexão com "os tempos dos gentios". Daí a diferença mesmo nas figuras ilustrativas. Aqui está a árvore, com sinais renovados de vida – a nacionalidade judaica reviveu: “Quando seu ramo se tornou tenro e as folhas estão brotando, você sabe que o verão está próximo; assim também vós, quando virdes todas essas coisas, sabereis que está próximo às portas” (ou seja, o fim desta era e o início da próxima sob o Messias e a nova aliança). Mas solenemente o Salvador adverte que "esta geração", esta raça que rejeita a Cristo em Israel, não passará até que todas essas coisas sejam cumpridas!

A noção de que tudo se cumpriu no cerco passado de Jerusalém, fundada em um sentido estreito e antibíblico desta passagem, é de não ouvir o que o Senhor diz aos discípulos. Pelo termo "geração" em uma genealogia (como Mt 1), ou onde o contexto o exige (como Lc 1:50), sem dúvida se entende um tempo de vida: mas onde é tão usado nas Escrituras proféticas - o Salmos, etc? O significado aqui é moral e não cronológico; como, por exemplo, em Sl 12:7: “Tu os guardarás, ó Senhor; Tu os preservarás desta geração para sempre”. As palavras "para sempre" provam uma força prolongada; e, portanto, a passagem sugere que Jeová preservará os piedosos de seus opressores sem lei, “deste geração para sempre”. É uma refutação distinta e conclusiva daqueles que limitariam a frase à curta época da vida de um homem.

Então, em Deu_32:5; Deu_32:20, encontramos geração similarmente usada, não para transmitir um período, mas para expressar as características morais de Israel. Novamente, nos Salmos temos “a geração vindoura”, que não se limita a um mero prazo de trinta ou cem anos. Assim também em Pv 30:11-14: "Há uma geração que amaldiçoa seu pai... Há uma geração que é pura aos seus próprios olhos", etc., onde o caráter de certas classes é considerado; ainda mais claro, se possível, é o uso nos Evangelhos sinóticos. Assim, em Mt 11:16, "A que compararei esta geração?" meios como então viviam, caracterizados pelo capricho moral que os colocava em oposição ao testemunho de Deus, qualquer que fosse, em justiça ou em graça. Mas, evidentemente, embora as pessoas então vivas estejam principalmente à vista, a identidade moral das mesmas características pode se estender indefinidamente, e assim, de era em era, ainda seria "esta geração".

Compare Mat_12:39; Mat_12:41-42; Mat_12:45, cujo último versículo mostra a unidade da “geração” em seu juízo final (ainda não esgotado) com aquela que emergiu do cativeiro babilônico. Novamente, observe o capítulo 23: 36, "Em verdade vos digo que todas estas coisas sobrevirão a esta geração" - uma geração que continuaria até que todas as predições do juízo que Cristo proferiu fossem cumpridas (cap. 24: 34). Como está claro pelo que já foi mostrado, que ainda há muito a ser realizado, “esta geração” ainda subsiste e subsistirá até que tudo acabe. E como é verdade! Aqui estão os judeus – a maravilha de toda mente pensativa – não apenas uma raça quebrada, dispersa e perpetuada; não apenas distinto, apesar do grande esforço de fora para apagá-los, e de dentro para amalgamar com outros, mas com a mesma incredulidade, rejeição e desprezo de Jesus, seu Messias, como no dia em que Ele pronunciou sua sentença. Todas essas coisas – falando de suas tristezas anteriores e últimas – devem acontecer antes que essa geração perversa desapareça. "Céus e terra passarão, mas minhas palavras não passarão." Aquilo que a incredulidade considera mais estável, a cena de sua idolatria ou de sua auto exaltação, desaparecerá; mas as palavras de Cristo, sejam elas sobre Israel ou outros, permanecerão para sempre.
(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares