Pesquisar este blog

A Igreja - J. T. Mawson

A primeira vez que a igreja é mencionada nas Escrituras é em Mateus 16, onde, em resposta à confissão de Pedro ao Senhor, Ele respondeu: "Sobre esta pedra edificarei a minha igreja". A construção começou no Pentecostes e continua desde então, e todos os que creram no evangelho da nossa salvação foram selados pelo Espírito Santo e adicionados a essa estrutura indestrutível, a única igreja, que é o corpo de Cristo.
À medida que a obra se espalhou de Jerusalém para outros centros, e igrejas foram estabelecidas em todas as cidades para as quais o evangelho foi levado, os limites da única igreja foram estendidos e, claro, aqueles que criam não podiam mais se reunir em um só lugar, ainda assim, eles não se reuniram em suas próprias localidades como sendo igrejas separadas ou independentes, mas como sendo um corpo com aqueles que estavam em Cristo antes deles. A separação foi puramente geográfica, e não do coração, mente, propósito ou doutrina; a verdade de que há um só corpo e um só Espírito e uma só esperança de sua vocação, permaneceu a mesma.

A igreja não é composta por uma federação de igrejas locais, mas cada igreja é uma expressão local de uma única igreja, portanto, as igrejas não são um número de corpos independentes, mas são parte de um todo indivisível, e sua constituição e caráter devem ser moldados e governados pela verdade de toda a igreja. Cristo é o único Cabeça e Dirigente da igreja, que é o Seu corpo; e o Espírito Santo, que habita em cada membro do corpo e na igreja como um todo, é o meio e o poder pelo qual Sua mente nos é revelada e executada, conforme é revelado nas Escrituras.

Se as igrejas sempre estivessem sujeitas a Cristo como Cabeça da igreja, e ao Senhor em sua responsabilidade local, todos teriam progredido juntos e a unidade da igreja teria sido uma coisa visível. É aqui que entra o fracasso generalizado. A responsabilidade de ser fiel a Cristo como Suas testemunhas, onde quer que estejam, recai sobre as igrejas locais, como mostra Apocalipse 2 e 3, e embora a inteligência espiritual e as circunstâncias possam não ser as mesmas em quaisquer duas igrejas, e isso não é esquecido pelo Senhor em Seu escrutínio delas, ainda assim, Sua palavra para cada um é para todos, e Seus mandamentos (1 Coríntios 14:37) são para todos os que em todo lugar invocam o Nome de Jesus Cristo nosso Senhor (cap. 1: 2). Estabelecer outros chefes, ou formular regras e regulamentos e condições de comunhão e membresia não encontrados nestes mandamentos do Senhor, e é o mesmo que desafiar Sua autoridade e ignorar a presença do Espírito Santo na igreja e, portanto, uma negação de a suficiência das Escrituras.

Nenhuma companhia de cristãos em qualquer lugar pode corretamente reivindicar ser a igreja de Deus naquele lugar, a menos que inclua todos os cristãos nela. No entanto, é possível que até mesmo "dois ou três" se reúnam de acordo com toda a verdade a respeito de Cristo e Sua igreja, e andem nela. Isso envolveria a exclusão do mal conforme indicado na Palavra e o reconhecimento e recepção de todos os que carregam as qualificações bíblicas para a comunhão. - J. T. Mawson


Postagens populares