Pesquisar este blog

Diferença entre remorso e arrependimento - J. N. Darby

Permita-me apresentar a você meus pensamentos sobre o arrependimento, como acredito que as escrituras nos apresentam. Acho que já enviei a você um pequeno artigo sobre isso, mas acho que o caráter do evangelho agora comumente pregado exige uma declaração bíblica distinta do que é.

Não é conversão, como até mesmo os tradutores de Lausanne do Novo Testamento a traduziram. Isso não é de forma alguma o significado da palavra. A conversão é a conversão do coração e da vontade a Deus por meio da graça. Não é fé; que, em sua verdadeira força, é a percepção divinamente dada do que é visto por meio da revelação disso à alma pelo testemunho no poder do Espírito Santo.

É literalmente um pensamento posterior ou alterado, um julgamento formado pela mente na reflexão, depois de ter tido outro ou anterior; habitualmente, em seu uso nas escrituras, o julgamento que formulo à vista de Deus sobre minha própria conduta e sentimentos anteriores, resultante da recepção do testemunho de Deus, em contraste com meu curso natural anterior de sentimento. Claro que isso pode ser mais ou menos profundo. Não é a tristeza em si: isso opera o arrependimento se for uma tristeza piedosa. Não o arrependimento ou remorso: isso é μεταμέλεια, não μετάνοια ;"palavras usadas às vezes uma pela outra, mas não nas escrituras. Judas teve remorso e se enforcou, não se arrependeu. A tristeza segundo Deus opera o arrependimento para nunca ser lamentado.

Arrependimento é o julgamento que formamos, sob o efeito do testemunho de Deus, de tudo em nós mesmos ao qual esse testemunho se aplica. Por isso é sempre fundada na fé: não digo a fé do evangelho. Essa pode ser sua fonte; mas podemos nos arrepender por meio do testemunho de Deus para a alma e depois receber essas boas novas. A própria conversão pode seguir o arrependimento; isto é, a conversão como a volta deliberada do coração para Deus. "Arrependam-se", diz Pedro, "e convertam-se". (Atos 3:19.) A conversão é a volta da vontade para Deus. Arrependimento (μετάνοια) é o pensamento mudado, ou julgamento, que temos das coisas, trazendo consigo frequentemente, quando se trata de si mesmo, a sensação de uma mudança de sentimento. O uso dela em escritores clássicos nos mostrará o significado da palavra em si; Escritura, o uso bíblico dela.

Seleciono alguns casos do primeiro, e então citarei a escritura, a única que pode dar seu próprio uso dela, e o faz amplamente. Assim, quanto a μετανοέω , " ἐχ τούτου δὴ ἠναγχαζόμεθα μετανοεῖν . " ("A partir disso, fomos obrigados a mudar de ideia.") - Xenofonte Cyr. " Καὶ αὐτὸν μέντοι φαρὶν ἀνανήψαντα οὔτω μετανοῆσαι ἐφ᾽ οῖς ἐποίησεν. " ("E ele, de fato, eles dizem, tendo caído em si, se arrependeu do que ele tinha feito.") — Lucian. Posso citar outros. A primeira é a mudança de opinião; o segundo, arrependimento ou remorso. Então, μετάνοιαν : " ὁ μὲν ἐλέγχῳ χαὶ ψόλῳ δηγμὸν ἐμποιῶν ξαὶ μετάνοιαν ἐξθρὸς δοχε ῖ χαὶ χατήγορος, aqui juntamente com δηγμὸς ,uma mordida ou picada, é evidentemente a própria dor por convicção. Em nenhum sentido é conversão, pois o condenador é considerado inimigo, mas o culpado é forçado a ver sua falta sob outra luz pela repreensão. 

Portanto, μετάνοια δεινὴ τοὺς Ἀθηναίους χαὶ πόθος ἔσχε τοῦ Κίμωνος Aqui, novamente, temos tristeza e arrependimento como a forma da mudança de mente. Estes de Plutarco. Qualquer dicionário com citações dará a outros. Assim, com o significado original de uma reflexão tardia e mudança de mente, passou a significar especificamente tristeza e autocondenação, e arrependimento pelo que anteriormente agradava. Cito ainda outro exemplo de Kypke (2 Pedro 3:9): Plutarco tem "εἰς μετάνοιαν ἐπὶ τοῖς πραχθεῖσι χωρήσας " -"Recorreu ao arrependimento pelo que foi feito. Então, "γαμεῖν ὂς ἐθέλει εἰς μετάνοιαν ἒχετα" - "Aquele que tem a intenção de se casar virá a se arrepender [se arrepender]."

Vou agora me voltar para as escrituras, que é mais especialmente importante, é claro, pesquisar. Na LXX é, exceto nos Provérbios, usado para Deus não mudar de ideia. Nos Provérbios, é dito: "Não jure precipitadamente, pois depois o homem se arrependerá". E em outro caso é dito: "O simples acredita em cada palavra, mas o prudente usa ( μετάνοιαν ) reflexão, reflexão tardia".

No Novo Testamento, temos o conhecido testemunho de João Batista. Ele pregou o batismo de arrependimento, pois o reino dos céus estava próximo. O primeiro testemunho de Cristo é o mesmo: Mateus 3:2, 4:7; 3:8, 11; Marcos 1:415Lucas 3:38. O efeito foi que eles saíram confessando seus pecados. Certamente este foi um julgamento de si mesmos e de seus pecados produzidos por meio do testemunho da palavra. Houve uma mudança de mente, uma reflexão tardia sobre a reflexão - a definição dada de μετάνοια - luz sendo deixada em sua consciência quanto ao seu estado: e frutos foram procurados adequados a essa mudança de mente como evidência de sua realidade.

Novamente, esta força da palavra é claramente vista em contraste: “Há alegria no céu por um pecador que se arrepende mais do que por noventa e nove que não precisam de arrependimento”. Lucas 15:7 , 10 . Onde não há nada para julgar, o arrependimento não tem lugar; onde está o pecado, esse julgamento do próprio estado é necessário. Então o Senhor veio chamar os pecadores ao arrependimento, Marcos 2:17 ; Lucas 5:32 . Novamente, o Senhor censura as cidades onde a maioria de Suas obras poderosas foram realizadas, porque elas não se arrependeram. Tiro e Sidon teriam se arrependido se os tivessem visto. Não é uma mudança prática e autojulgamento sobre o testemunho diante deles? Mateus 11:20-21 . Novamente, os ninivitas se arrependeram com a pregação de Jonas. Mateus 12:41Não podemos dizer que eles foram convertidos. O medo causou isso, mas eles acreditaram no testemunho, julgaram a si mesmos, jejuaram e se vestiram de saco. Novamente, se um irmão me ofender, e sete vezes ao dia vier dizendo: "Eu me arrependo", devo perdoá-lo. Lucas 17:4 . Aqui não se trata de conversão, ele não se converte sete vezes ao dia. Mais uma vez, vemos que muitas dessas passagens se referem ao estado anterior de pecado. 

Então Atos 8:22 , "Arrependa-se desta tua maldade." Então Apocalipse 9:30-31 2:21-22 . O mesmo princípio está contido em Mateus 18:2 , 5 : assim, em seu fruto em 2 Coríntios 7:9-10, eles se entristeceram ao arrependimento; a tristeza piedosa operou o arrependimento. Aqui eles foram convertidos há muito tempo e acreditaram há muito tempo. Mas eles estavam em mau estado e se arrependeram. Como isso se manifestou pode ser visto no versículo 11: “Pois eis que esta mesma coisa, que vos entristecestes conforme a piedade, que cuidado isso operou em vós, sim, que purificação de vós mesmos, sim, que indignação, sim, que temor, sim, que desejo veemente, sim, que zelo, sim, que vingança." Agora, admito que são as provas e frutos do arrependimento, como ele se manifestou. Ainda assim eles nos ensinam o que é. Portanto, Hebreus 6:1 , temos arrependimento de obras mortas.

O único lugar no Novo Testamento em que acredito que significa simplesmente mudança de opinião, sem referência ao julgamento de nós mesmos e de nossos pecados, é em Hebreus 12:17 . Ele não encontrou lugar para arrependimento - para voltar de sua maneira anterior de abordar o assunto, embora ele buscasse - a bênção, não o arrependimento - amargamente com lágrimas. A bênção e a retomada de seu ato anterior e a autogratificação incrédula andam juntas; mas aqui não tem nada a ver com arrependimento do pecado, mas o primeiro sentido comum, mudar de ideia. Não é necessário, nem, acredito, apenas, encaminhá-lo a Jacob.

Resta um texto que dá seu caráter e força total ao arrependimento, "arrependimento para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo". Atos 20:21.) Ele olhou, não apenas para que crimes e maldades fossem julgados, mas que um homem deveria julgar todo o seu estado à luz da própria presença de Deus, e em referência ao Seu caráter divino e autoridade sobre ele, e no pensamento de Seu bondade. Este é o verdadeiro arrependimento; o homem julgado e julgando-se na presença de Deus, a quem pertence e a cuja natureza deve referir-se com misericórdia diante dele. A fé em nosso Senhor Jesus Cristo atende a isso; porque ali Deus julgou o pecado de acordo com Sua própria natureza e autoridade, e Seu amor é perfeito, e somos reconciliados com Deus de acordo com essa natureza e justa reivindicação. Mas isso requer uma palavra de explicação. Não é que o arrependimento venha primeiro por si mesmo e depois de forma absoluta a fé. Mas esse arrependimento, o julgamento do que somos diante de Deus e aos olhos de Deus, é um grande efeito da verdade; refere-se a Deus como Deus com quem temos que lidar; considerando que a fé em nosso Senhor Jesus Cristo é a fé naquela intervenção soberana de Deus na qual, em graça, Ele encontrou nosso estado no dom de Seu Filho. 

Arrependimento não é mudança de opinião quanto a Deus, embora isso possa produzi-lo, mas autojulgamento diante dEle, a alma referindo-se Àquele que está acima de nós, com quem temos que lidar. Não é que o arrependimento preceda a fé. Veremos que não é assim: mas é primeiro o coração devolvido à luz divina, e então a fé na bendita intervenção de Deus que se ajusta ao estado em que se encontra. 

O arrependimento prático, então, é a estimativa que um homem faz do pecado, de seus próprios caminhos como pecador, em reflexão, através da luz de Deus penetrando em sua alma, com algum senso de bondade Nele, e estabelecendo com autoridade divina ali. Isso pode ocorrer por meio de advertências divinas, como no caso de Jonas, ou pelo lamento de um João Batista anunciando que o machado foi posto à raiz das árvores. É sempre misericórdia. Ele dá arrependimento a Israel, concede arrependimento para a vida: Sua bondade nos leva a isso. Ou seja, ao invés de visitar os pecados segundo o merecimento do homem, Ele abre a porta para voltar à luz e à graça por meio da graça. 

Portanto, quando a graça é plenamente anunciada, quando a verdade está presente, o arrependimento está na base da revelação perfeita de Deus de si mesmo na graça, em Cristo. I O arrependimento deveria ser pregado em Seu nome, e remissão dos pecados. Ao vir a Deus, é sempre o primeiro efeito na alma quando é real, e a conversão da vontade para Deus, e a fé na redenção e no perdão que o evangelho anuncia vem depois. Por isso é dito: "Arrependam-se e convertam-se", "Arrependam-se e creiam no evangelho". Mas isso apenas nos mostra como a fé é a única e necessária fonte de arrependimento. É pelo testemunho da palavra que é feito. Sejam os profetas, ou Jonas, ou João, ou o próprio Senhor, ou os apóstolos, que ensinaram que os homens deveriam se arrepender e se voltar para Deus, foi forjado por um testemunho de Deus, e um testemunho crido. Agora, este testemunho é o testemunho do próprio Cristo. 

O arrependimento, bem como a remissão dos pecados, deveriam ser pregados em Seu nome. É pela revelação de Deus, seja no julgamento ou na graça, graça em qualquer caso operando no coração, que o arrependimento é operado. Quando o pródigo caiu em si, ele se arrependeu; ele é convertido quando disse: "Eu me levantarei e irei para meu Pai"; o evangelho é realizado quando ele encontra seu Pai e consegue o melhor manto. Mas é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam; e sempre há no verdadeiro arrependimento algum senso de bondade. "Quantos servos de meu Pai têm pão suficiente e de sobra." Não haveria retorno se não houvesse esperança, pode ser muito vago, mas ainda uma esperança de ser recebido e de confiar na bondade. Até os ninivitas dizem: "quem pode dizer se Deus se voltará e se arrependerá, e se afastará de sua ira feroz, para que não pereçamos?" No evangelho, a plena graça de Deus é o próprio fundamento de um chamado ao arrependimento, ainda em vista do julgamento. "Agora ele chama todos os homens em todos os lugares ao arrependimento, visto que ele designou um dia em que julgará o mundo com justiça, por aquele homem a quem ele ordenou.

Meu objetivo era dar uma declaração bíblica do que é o arrependimento. Acrescento uma palavra prática.

Na prática, a verdadeira operação do evangelho no coração é levar, antes de tudo, ao arrependimento. Como vimos, advertências como a de Jonas podem levar os homens ao arrependimento, ou um ministério de João Batista. Mas o evangelho completo faz o mesmo. Traz à luz, embora fale de amor, pois Deus é ambos, e esse amor nos faz julgar a nós mesmos quando Deus é realmente revelado. Não pode ser de outra forma. Se os homens já foram exercitados, a pregação de uma redenção simples e clara, pela graça, dará a paz. Ele responde à necessidade da alma, que, já tendo olhado para si mesma, agora é capaz de olhar para Deus por meio de Cristo, aprende que Deus é para ela e aprende a justiça divina. Se um homem não foi previamente exercitado, onde quer que haja um trabalho verdadeiro, o efeito da graça mais plena é atingir a consciência, para levar ao arrependimento. Não para dar a paz como a primeira coisa, mas para trazer a alma para aquela luz, na qual ela descobre aquele estado que a faz necessitar de uma pacificação para ela. Viveu sem Deus, talvez tenha voado abertamente em Sua face, e não apenas descobre que Ele é santo e bom, isto é, muda de ideia quanto a Deus e aprende a amá-Lo, mas lança seu olhar sobre si mesmo, sobre sua caminhos passados, tem uma reflexão tardia em que se julga na presença de Deus tão conhecido, julgando o pecado pela grande obra que o eliminou. Arrepende-se. A alma sente que tem a ver com Deus responsavelmente, falhou, foi má, corrupta, sem Deus, é humilhada, tem horror de si mesma e de seu estado; pode temer, certamente terá esperança e, eventualmente, se for simples, muito em breve encontrará a paz. Mas dirá: "Agora meus olhos te veem, por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza". Se não houver isso - embora os graus disso possam ser vários, conforme a forma que assume na alma - não há trabalho verdadeiro realizado. 

Se os avivamentos (assim chamados) forem examinados, descobriremos que as almas previamente exercitadas ficaram felizes se um evangelho claro foi pregado. Aqueles que não têm e correm para a paz descobrem-se, afinal, que não têm raiz alguma. E se houver um trabalho superficial e uma paz precipitada, o trabalho deve ser feito depois para atingir as fontes e fundamentos da consciência, e muitas vezes através de muita tristeza. Não podemos pregar o evangelho com muita clareza ou plenitude, a graça abundando onde o pecado tem, a graça reinando pela justiça; mas o efeito disso quando totalmente recebido, o efeito que devemos procurar nas almas, é o arrependimento - quero dizer o presente primeiro efeito. Será um aprofundamento durante todo o nosso curso. é o arrependimento – quero dizer o presente primeiro efeito. Será um aprofundamento durante todo o nosso curso. é o arrependimento – quero dizer o presente primeiro efeito. Será um aprofundamento durante todo o nosso curso.

"On repentance", por John Nelson Darby - 1800-1882

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares