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A Igreja - J. T. Mawson
A primeira vez que a igreja é mencionada nas Escrituras é em Mateus 16,
onde, em resposta à confissão de Pedro ao Senhor, Ele respondeu: "Sobre
esta pedra edificarei a minha igreja". A construção começou no
Pentecostes e continua desde então, e todos os que creram no evangelho
da nossa salvação foram selados pelo Espírito Santo e adicionados a essa
estrutura indestrutível, a única igreja, que é o corpo de Cristo.
Justiça social, culpa coletiva e o cristão, por John Kulp
Há um câncer moral que se alimenta da apostasia da sociedade ocidental. Ele tem sido chamado de "ideologia da justiça social" e se manifesta como uma espécie de amálgama de várias ideologias mais limitantes, como o marxismo, o feminismo, a teoria da interseccionalidade, a teoria da raça crítica e o pensamento pós-moderno. Esse movimento insidioso, contra o qual muitos mestres cristãos piedosos nos alertaram, não está em conformidade com a ordem da justiça prescrita pela palavra de Deus em passagens como Miqueias 6:8: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a e andes humildemente com o teu Deus?". Para o cristão, essa ideologia ou modelo deve ser reconhecida pelo que é: uma das muitas manifestações na história do "espírito do mundo" (1 Coríntios 2) que não recebemos de Deus.
Oração e Jejum - William J. Prost
O jejum é mencionado muitas vezes na Palavra de Deus, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Muitas vezes está intimamente ligado à oração, especialmente no Novo Testamento, onde a oração é um privilégio especial de todo crente. O jejum deveria ter um lugar na vida dos crentes hoje? É algo que deve ser feito rotineiramente, ou apenas em certas ocasiões? O jejum associado à oração torna essa oração mais aceitável aos olhos de Deus? Se jejuarmos, por quanto tempo devemos fazê-lo?
O "Eu", os pecados e o pecado - A. P. Cecil
Parece-me existir uma grande confusão entre a nossa personalidade sempre imutável, sua inerente responsabilidade, e o pecado que habita em nós, bem como os pecados que cometemos. O homem é espírito, alma e corpo (Gênesis 2:7), um ser responsável. O pecado foi introduzido nele na queda como uma coisa distinta, um princípio do mal (Gênesis 3; Romanos 5:12). O resultado foram os pecados, os frutos maus. Estando sob o poder do pecado, a tendência foi a carne tornar-se predominante, e assim o termo carne foi estampado em sua condição moral. "Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne" (Gn 6:3), e no que se refere a Deus, o homem se tornou morto em ofensas e pecados. Ora, a Epístola aos Romanos revela de forma distinta esse triplo conceito. Existe o homem responsável, os pecados que comete, e o pecado que entrou nele na queda.
O significado dos números na Bíblia
Pode haver pouca dúvida de que os números são usados nas escrituras como símbolos, e comparando os casos em que qualquer numeral é empregado, pode-se chegar com frequência à ideia oculta nele. O significado de alguns números é óbvio demais para ser equivocado; o dos outros é menos aparente. Em alguns casos, o número simbólico pode ser descoberto onde o próprio número não é mencionado: como, por exemplo, sob o número três podemos classificar a lei, os salmos e os profetas; espírito, alma e corpo, etc. Apenas algumas referências são dadas aqui para cada número.
Retrocesso e apostasia, ou Pedro e Judas - Walter Scott
Você deve saber distinguir cuidadosamente entre o retrocesso de crentes reais, como Pedro e Ló, e a queda completa de crentes aparentes, como Judas e Simão, o Mago (Atos 8). Pedro, cheio de confiança própria, mas com verdadeiro amor ai seu Mestre, jurou que enfrentaria prisão e morte por seu amado Senhor, e ainda assim, à voz de uma criada, negou a seu Mestre com juramentos e xingamentos! Pedro pecou, mas sua fé não falhou (Lucas 22:31-34, 54-62). É assim com cada um de nós. Mesmo no momento mais sombrio da mais violenta tentação aqueles que têm a fé mais fraca sempre se apegam a Cristo, o Filho do Deus vivo (1 Pedro 1:4-7), embora os lábios possam cruelmente negar que o conhecem! "Pedro seguia-o de longe" (Lc 22:54). "O meu povo se esqueceu de mim por dias sem conta... todavia, não me esquecerei de ti" (Jr 2:32; Is 49:15).
Discernimento não deve ser um teste para recepção - William Kelly
Será que devemos recorrer à prudência e exigir uma certa medida de discernimento antes da recepção [à comunhão à mesa do Senhor]? Este é apenas um dos principais danos que deve ser evitado assiduamente e tratado como um erro de princípio, sim, um pecado contra Cristo e a igreja. Tampouco nada poderia criar a mais sectária de todas as seitas do que exigir, das almas que procuram entrar, um julgamento correto quanto à verdade menos conhecida pelos santos, o mistério de Cristo ou, em particular, o um só corpo, que para eles ficou ainda mais difícil de entender como de praticar por causa das seitas que se desenvolveram em meio à atual condição caída da cristandade.
Arminianismo e Calvinismo - J. N. Darby
Que Cristo morreu por todos é, como já vimos, dito muitas vezes nas Escrituras. Portanto reconheço Sua morte para o mundo como a base, a única base aproximação para o mundo, estando o amor mostrado nela. Quando um homem crê, posso dizer: Agora tenho mais a dizer-lhe: Cristo levou todos os seus pecados; eles nunca poderão ser mencionados novamente.
A concepção miraculosa de Jesus - J. T. Mawson
A anunciação a Maria, uma humilde filha da casa de Davi, desposada por um trabalhador, revela graça em sua insuperável riqueza e encanto. A mensagem de Deus anunciada por Gabriel a Maria é dividida em três partes. Primeiro, a saudação que proclama a grandeza do favor que Deus lhe daria, embora ela fosse pobre e desconhecida. Dentre todas as mulheres ela foi escolhida pela graça soberana para ser o vaso pelo qual Deus traria Seu grande propósito.
A Escola Dominical - Charles Stanley
Alguns poderão questionar até onde a escola dominical pode ser vista como uma parte integral da obra de evangelização. Posso tão somente dizer que é assim que, principalmente, a considero. Eu a vejo como um dos maiores e mais interessantes ramos da obra do evangelho. Os professores da escola dominical, para as crianças pequenas e para os jovens, são obreiros na vasta seara do evangelho, tanto quanto o evangelista ou o pregador do evangelho.
Devo corrigir publicamente um irmão? Mario Persona
De vez em quando recebo queixas de irmãos dizendo que foram tratados publicamente de forma rude por algum irmão, e isso em alguma exortação feita durante ou após as reuniões da assembleia. Não estou falando aqui de pecados graves que exijam a intervenção da assembleia, e não de um único irmão, mas de algum deslize na oração, ao confundir as Pessoas da Trindade e chamar, por exemplo, o Senhor Jesus de Pai; ou por usar algum termo não totalmente correto, mas que de modo nenhum seria ofensivo ou desrespeitoso.
A controvérsia da Salvação pelo Senhorio versus Livre Graça - John Kulp
Por várias décadas uma batalha vem sendo travada no Cristianismo Evangélico entre aqueles que defendem aquilo que veio a ser conhecido como "Salvação pelo Senhorio" de um lado, e do outro aqueles que defendem a "Livre Graça" como o único terreno bíblico para se receber vida eterna e ter certeza de salvação.
Como Deus pode ser justo em salvar? - George Cutting
De que modo Deus, depois de calar "toda boca" na família humana inteira, e pronunciar "todo homem" culpado diante dele, Ele poderá salvar qualquer um com justiça? Ouça a resposta abençoada do Espírito de Deus: "Pois é Cristo quem morreu" (Rm 8.34). "Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" (Is 53.5).
Os Novos Adoradores - Hebreus 10 - Hamilton Smith
O décimo capítulo da Epístola revela o caminho pelo qual o crente foi preparado para o céu. Sua consciência é purificada (vers. 1-18), para que ele possa agora entrar no santíssimo lugar em espírito (vers. 19-22), estar seguro em seu caminho através deste mundo sem hesitar ou voltar atrás (vers. 23-31), enfrentar a perseguição (vers. 32-34), e trilhar o caminho da fé (versículos 35-39).
Deus estava em Cristo - Um comentário de 2 Coríntios 5 - J. N. Darby
Há dois grandes aspectos do evangelho neste capítulo: primeiro, aquele para o qual somos chamados e para o qual fomos feitos aptos; segundo, o testemunho que Deus deu do pecado em nós e da obra de Cristo que resolveu o problema. É bom apreender o que é o chamado de Deus, a fim de saber o que é necessário para participar dele. Não há reconciliação da coisa velha, tal como ela é, mas existe uma completa reconciliação no novo homem. O julgamento do homem é pronunciado: "Agora é o juízo deste mundo" (Jo 12:31). As tratativas de Deus com o homem na carne terminaram, a carne foi deixada de lado para sempre. No novo estado de coisas introduzido por Cristo em ressurreição "todas as coisas são de Deus" (2 Co 5:18).
Quem e' Deus? - J. Wilson Smith
Ao viajar outro dia com um amigo a bordo de um dos pequenos barcos a vapor que percorrem os cais do rio Tâmisa, foi nosso privilégio anunciar publicamente o evangelho aos muitos passageiros que lotavam o convés do navio. As circunstâncias ali não permitiram muito mais que a leitura da preciosa palavra de Deus para que escutassem.
Democracia 'a luz das Escrituras - F. B. Hole.
O Cristao e o Socialismo - A J Pollock
Não devemos confundir Democracia e Socialismo com o Comunismo, pois ambos estão dispostos a lutar contra o Comunismo. Vamos nos referir neste artigo à Teocracia, então será melhor no início definir nossos termos.
O Amor de Deus: Limitado, Universal ou Incompreendido? - John Kulp
Na raiz de algumas das questões doutrinárias mais difíceis da fé cristã está a falta de entendimento do amor de Deus e sua relação com a graça de Deus. Existem aqueles, por exemplo, que declaram que o amor de Deus não iria permitir que algum pecador viesse a perecer ou ir para o inferno; este ensino é chamado de "Universalismo". Há cinco anos o líder de uma mega-igreja, chamado Rob Bell, escreveu um livro neste sentido no qual afirma que as pessoas recebem uma eternidade de oportunidades após a morte para responderem ao amor de Deus, e por isso ninguém iria se perder no final.
Companheirismo no Namoro e no Casamento – Bruce Anstey
Já falamos sobre o que é ter a companhia do Senhor Jesus e o que é ter a companhia do apóstolo Paulo; falamos também sobre a importância de estar em companhia de todos aqueles que temem a Deus e guardam os Seus preceitos. Agora eu gostaria de mudar um pouco a direção e falar sobre companheirismo no casamento. Eu sei que não sou a pessoa mais qualificada para falar sobre esse assunto; talvez irmãos mais velhos que eu falariam com mais entendimento sobre essa questão. A maioria das coisas que eu vou falar aqui foi transmitida a mim por outros (especialmente pelo irmão Gordon Hayhoe) e meu exercício é passar esses princípios para guiar vocês.
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