Pesquisar este blog

A Igreja - A.H.Rule

A Palavra de Deus mostra claramente que havia, para o ministério, dons de diversos tipos, mas nunca insinua que a Igreja concedesse tais dons, ou que ela dava a autoridade necessária para que fossem usados. Os dons são divinamente concedidos, e a autoridade flui diretamente da Palavra de Deus. "Ora há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo" (1 Co 12:4-5). Aqui vemos que o Espírito distribui os dons, e que o Senhor dirige os serviços. As nomeações feitas pelo homem e a vontade do homem são coisas que permanecem totalmente de fora.

A nomeação humana para o ministério tem sido a fonte de muito mal em toda a Igreja professa. Tem sido a maneira de empurrar muitos para a obra, pessoas sem nenhuma aptidão para tal. E tem impedido o ministério de muitos que possuem o dom para ele, mas que foram incapazes de cumprir as exigências do sistema humano para que pudessem ser ordenados. Quão solene é que homens coloquem-se entre Deus e aquele a quem Ele dotou para o ministério, ou ordenem para a obra do ministério aqueles aos quais Deus nunca dotou.
Que possamos entender o quão solene é isso, e procurarmos edificar juntamente com Deus e no Seu temor, ainda que isto nos faça separar da grande multidão que está edificando debaixo da autoridade humana. O servo do Senhor é responsável por ser fiel a todo custo, e ainda que venha a servir sozinho, será melhor fazê-lo assim, com a aprovação do Senhor, do que sem esta, mesmo que conte com todo o louvor que vem dos homens. O mundo pode chamar isto de tolice, e seus irmãos podem achar que ficou louco, mas o que importa? Porventura Paulo não foi rejeitado, odiado e perseguido? E até aqueles que eram o selo do seu ministério envergonharam-se de suas cadeias. Todos os da Ásia o abandonaram, mas o Senhor permaneceu com ele e o fortaleceu. E acaso o servo do Senhor não conta com o mesmo recurso hoje? Porventura não pode ele contar com o Senhor? O Senhor é fiel, e isto é suficiente para o servo que verdadeiramente conhece seu Senhor. A recompensa não é agora; ela virá no devido tempo.
Não há duvida de que o verdadeiro servo irá encontrar muita dificuldade. Sempre foi assim, e não será diferente agora. A confusão se estabeleceu e a senda do verdadeiro servo passa em meio a ela. Os membros de Cristo encontram-se espalhados em muitas seitas, e o servo deve conservar-se pronto e à disposição do Senhor para ir a qualquer um desses membros e ministrar segundo a sua necessidade. Se isso interferir com os planos e projetos dos homens, ele nada tem a ver com isso. É a Deus que ele tem que dar conta de si mesmo, e não aos homens.
O caminho é difícil por causa da confusão existente; e os homens procurarão torná-lo cada vez mais difícil, mas Aquele que tem a chave de Davi, que abre e ninguém fecha, e fecha e ninguém abre, é capaz de prover uma porta aberta para o Seu servo, porta essa que ninguém pode fechar. Bendito será aquele servo que reconhecer sua comissão como vinda diretamente da Cabeça, e que atuar como se só Ele o visse, buscando a Sua glória e a bênção de todos os Seus membros. Não importa o que o seu trabalho possa parecer aos olhos dos homens, naquele dia em que as obras serão provadas, será visto que a sua obra esteve apoiada no alicerce e que ele construiu com ouro, prata e pedras preciosas que permanecerão para sempre.
Neste tempo de confusão e ruína, possamos receber, tanto o aviso como o encorajamento vindo das últimas instruções de Paulo a Timóteo, seu filho na fé: "Conjuro-te pois diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na Sua vinda e no Seu reino, que pregues a Palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina" (2 Tm 4:1-2).

A.H.Rule, "A Few Thoughts on The Church", Christian Treasury, Jun. 94


(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares