Pesquisar este blog

Ingratidao

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco - 1 Tessalonicenses 5:18

Embora existam diversos lugares na palavra de Deus onde se fala sobre gratidão, em poucos momentos é mencionado especificamente a falta dela, o estado de ser ingrato. No entanto (como em tudo nas escrituras), nas poucas vezes em que tal condição é mencionada tem grande importância para nós. Há pelo menos três ocasiões na palavra de Deus onde a ingratidão é mencionada e nossa atenção é atraída para ela especificamente.

Em primeiro lugar, nosso Senhor exortou aqueles que quiseram segui-Lo a "Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus" (Lucas 6:35). Aqui o Senhor manifesta tanto o coração de Deus como o coração do homem caído. É triste dizer, é característica do homem natural ser ingrato e tratar como algo banal a bondade mostrada a ele, seja por Deus ou seus semelhantes. Quando o homem recebe algum benefício, inicialmente ele pode até dar graças por isso, mas em seguida ele passa a considerar isso como algo que ele tem direito e espera por esse benefício como uma obrigação. Então, quando em algum momento futuro ele não o recebe, ele torna-se irritado e ressentido.

Nenhuma exigência
Mas o homem em seu estado pecaminoso não tem direito a bondade de Deus, pois ele estragou Sua criação e em seguida passou a dispor dela como se fosse sua. Quando Deus enviou o Seu filho em amor, o homem o expulsou e o crucificou, dizendo: "Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, para que a herança seja nossa" (Lucas 20:14). Mas o coração de Deus permanece o mesmo porque, apesar de seu pecado, Ele ama o homem e quer abençoá-lo. Um sinal relevante do amor de Deus para sua criatura, um que todos podem notar, é a Sua bondade na criação. Barnabé e Paulo chamaram a atenção para este fato em Listra mencionando o "Deus vivo, que... não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria o vosso coração" (Atos 14:15,17). Deus, em sua bondade tem preservado o mundo dos efeitos totais da queda de modo que a beleza da criação e da generosidade que ela produz para a alimentação do homem continuam a ser um poderoso lembrete da bondade e do amor de Deus.

Em geral, o homem continua a ser ingrato, mas isso não impediu a bondade de Deus, embora Ele algumas vezes pode conter Sua bondade para lembrar ao homem da sua responsabilidade para com Ele. Os crentes são chamados para mostrar essa mesma bondade para um mundo perverso, pois fazendo isso, mostramos o caráter de Deus como "os filhos do Altíssimo."

Ingratidão e Idolatria
Outra referência a ingratidão é encontrada em Romanos 1:21-22, "porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos". Aqui encontramos o estado de coisas que se desenvolveram neste mundo depois de Noé. Depois do dilúvio, parece que Satanás tornou-se especialmente ativo em desviar os homens para longe de Deus. Ele não podia negar o poder de Deus exibido na terrível devastação do dilúvio, mas depois ele começou a usar seu próprio poder sob a aparência da falsa religião procurando fazer com que os homens acreditem que ela possui o poder de Deus. Desde então, seu sucesso nesta área é evidente pela superioridade da idolatria no mundo.

Mas o testemunho da criação permaneceu o mesmo, Deus exibiu "seu eterno poder e divindade... pelas coisas que estão criadas" (Rom. 1:20), para que o homem não tenha desculpa para negar a existência de Deus. Mas neste abandono do conhecimento de Deus, uma das características que pegou o homem manteve foi a ingratidão. Ao invés de compreender a bondade de Deus, a bondade que prometeu ao homem "sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite" (Gn 8:22), enquanto a terra permanecer, o homem tornou-se ingrato. Como alguém disse: "O homem desistiu do conhecimento de que Deus era santo e fez deuses de seus desejos; ele desistiu do conhecimento de que Deus era bom e tentou acalmar um Deus irado". Os dons concedidos por Deus foram tomados e usados pelo receptor como uma garantia e os meios para a independência e o orgulho; isso culminou com um esquecimento aprofundado do seu doador e terminou em uma negação das exigências de Deus.

Novamente, tudo isso tem algo para nós hoje, quando vemos que um espírito de ingratidão está conectado com a idolatria, a luxúria e todo tipo de maldade que pode ser descrito na história do homem.

Os Últimos Dias
Finalmente, descobrimos que uma das características dos últimos dias é que "haverá homens ingratos..." (2 Timóteo 3:2). Devemos observar que a sórdida descrição destes últimos dias não é uma descrição de um mundo selvagem, pelo contrário, ela é o retrato da cristandade que desistiu da luz que já teve. Mais uma vez, a ingratidão está conectada com qualquer todo tipo de mal que vemos à nossa volta hoje e isso é uma expressão solene para todos nós. Vemos esse caráter de coisas especificamente na Europa Ocidental e na América do Norte, onde o mais brilhante testemunho da graça de Deus brilhou durante séculos. Na verdade, Pedro nos lembra que "melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento" (2 Pedro 2:21). Juntamente com este abundante testemunho da graça de Deus está a prosperidade material sem precedentes, quando Deus foi abandonado, adotaram um espírito de independência, orgulho e sensação de direitos adquiridos. Como bem lembrado, "O homem argumenta dos efeitos de luz para negar a sua necessidade". Uma condição similar de coisas existia em Sodoma e Gomorra antes do julgamento de Deus cair sobre eles.

Mais uma vez, tudo isso é um aviso para cada um de nós, pois o espírito ao nosso redor pode facilmente afetar nossa própria perspectiva. Enquanto nós mal podemos imaginar verdadeiros crentes caindo na completa iniquidade descrita em 2 Timóteo 3, alguns destes mesmos adjetivos podem dominar nossa mente se não formos vigilantes. Vamos, com a ajuda de nosso Senhor, cultivar um espírito de gratidão.

W. J. PROST, maio de 2015


(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares