As outras opções seriam Tiago, morto à espada por causa de sua fé em Jesus; Pedro, encarcerado pela mesma razão, e os irmãos, reunidos a portas trancadas em oração por Pedro enquanto ocorria uma perseguição generalizada contra os cristãos. Não parecem escolhas muito animadoras, não é mesmo? Supondo que não soubéssemos que Herodes acabaria comido vivo por vermes, acredito que a maioria dos votos iria para ele.
No entanto naquele capítulo Tiago partiu para "estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor" (Fp 1:23); Pedro foi libertado por um anjo enviado pelo Senhor, que não apenas fez suas algemas e as portas da prisão se abrirem milagrosamente, mas teve o cuidado de garantir que Pedro se vestisse, amarrasse as sandálias e cobrisse as costas com uma capa antes de enfrentar o sereno da madrugada. Quanto aos que oravam com as portas trancadas, eles desfrutavam do privilégio de penetrar nos céus, onde fica "o trono da graça" (Hb 4:14-16), para interceder por Pedro.
No mesmo capítulo em quem vemos o incrédulo Rei Herodes ocupado com assuntos terrenos ligados ao seu governo e bajulado pelos fãs (At 12:20-21) em uma esfera exclusivamente terrena, os cristãos habitam simultaneamente em dois mundos: a terra e os céus. Tiago embarca literalmente rumo à glória; Pedro passeia pelas ruas da cidade na companhia de um habitante dos céus; e os irmãos têm "ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, [chegam ali] com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa" (Hb 10:19-22).
Resumindo: na cena de Atos 12, quem você gostaria de ser, crente ou incrédulo? Por onde gostaria de circular, apenas na terra ou também no céu?
Mario Persona
(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.) |