Pesquisar este blog

Uma palavra sobre noivado - Gordon H. Hayhoe - Parte 4

O coração do servo foi tocado e convencido e ela reconheceu que tudo estava sendo dirigido pelo Senhor. Ele então perguntou a Rebeca: "De quem és filha?" Isto para mim é certificar-se de uma coisa importante.


Ela pertencia à família da fé? Sua resposta foi clara e definida e, aquela pessoa que realmente é salva, estará contente em fazer uma clara confissão do Senhor Jesus. Quando ouvimos uma meia confissão de Cristo, somos levados a indagar a respeito da realidade da conversão dessa pessoa. Oh! queridos jovens, estejam primeiramente certos deste assunto. Não é apenas um terrível engano e fonte de infelicidade, mas é uma desobediência direta à Palavra de Deus, casar-se com um incrédulo (II Coríntios 6:14).

O servo também indagou a respeito da hospitalidade do lar de Rebeca. Dois lares seriam unidos (e isto é algo importante de se ponderar) e Isaque, que havia sido educado em um lar onde a hospitalidade era tão real e afetuosa, desejaria uma esposa que fosse de um lar hospitaleiro também. Estas são coisas práticas que devem ser consideradas. Se um jovem que ama a hospitalidade, se casa com uma jovem que não se preocupa em manter o lar aberto para o povo de Deus, não poderá haver verdadeira felicidade. Não devemos esquecer a necessidade de sermos compatíveis e termos interesses comuns de vida, se desejamos felicidade e as bênçãos do Senhor, pois Sua Palavra diz: "Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?" (Amós 3:3).

Em nossos dias, quando existem tantas coisas que podem desviar o coração dos filhos de Deus, não há nada tão oportuno e agradável como o exercício da hospitalidade e comunhão de uns para com os outros. Na Palavra de Deus a hospitalidade ocupa um lugar de destaque e em Romanos 12:13 somos exortados a "praticar a hospitalidade". É muito encorajador vermos jovens estabelecendo novos lares, considerando este assunto a fim de não se privarem de tão maravilhoso privilégio. Quantos equívocos acontecem porque realmente não conhecemos melhor nossos irmãos em Cristo. A única maneira de conhecê-los melhor é estando em seus lares e eles nos nossos.

O servo deu a Rebeca muitas jóias e ela as aceitou em sinal de tudo que havia se realizado entre eles, o que foi também reconhecido pela família (vers.30). Dar presentes caros deve ser considerado com seriedade e não superficialmente, principalmente quando se trata do anel de compromisso. Uma promessa desfeita significa um coração partido, e isto é uma coisa muito séria diante de Deus e dos homens.

Os jovens do mundo brincam com suas afeições e muito do que vemos em nosso meio é uma imitação de uma forma mundana de proceder. Os rapazes e moças crentes precisam ser cuidadosos e não darem uma impressão errada, nem fazerem promessas apressadas, sem que antes haja muita oração diante do Senhor. Devemos buscar graça diante do Senhor e não falarmos nada até que sintamos o que devemos falar, falando então o que realmente sentimos.

O servo que havia esperado por completas instruções de seu senhor, orando antes de tomar qualquer iniciativa, agora reconheceu a bondade de Deus e deu graças a Ele. Vamos cultivar o hábito de oração e de ações de graças em nossas vidas. Somos tão propensos a nos esquecermos disto! Rebeca então correu e contou à sua mãe tudo o que havia acontecido. Isto é muito recomendável, pois não há nada que possa inspirar maior confiança no coração de seus pais, amados jovens, do que dizer-lhes aonde você vai e o que faz. Se eles forem cristãos verdadeiros, estarão interessados e orando por você.

É sempre um mal começo sair sem dizer aos pais onde você está indo. Nós que somos pais, encorajemos a confiança de nossos filhos, mostrando-lhes interesse e compreensão em tudo o que eles nos dizem. A falha dos pais em fazerem isto, tem com muita freqüência levado os jovens a uma falta de confiança, pois todo jovem sempre tem algo a dizer. Que possamos manter o amor e a confiança de nossos filhos.
Rebeca não foi audaciosa. Ela pôde falar da hospitalidade de seu lar, mas não convidou o homem a ficar lá. Seu irmão Labão o fez — outra marca de boas maneiras, pois ela reconheceu o seu lugar. Estas pequenas coisas são ressaltadas aqui, embora frequentemente sejam esquecidas em nossos dias.

Então o servo soltou os seus camelos e os alimentou. Ele mostrou com isso que estava apto a cuidar de seus negócios com discrição, e isto serviu para recomendá-lo à família de Rebeca. Alguns jovens são tão irrefletidos e descuidados que nunca seriam trabalhadores diligentes, e isto será notado nas pequenas coisas, como aconteceu aqui. O verdadeiro amor não é cego. É muito importante nos comportarmos, antes do casamento, da maneira como pretendemos ser depois. A decepção que pode ocorrer depois do casamento não deixará lugar para que se tenha uma verdadeira felicidade.

Quando o jantar foi preparado, o servo disse que gostaria de comunicar sua mensagem antes de comer. Ele não queria dar nenhuma má impressão. Nos dias de hoje, quando jovens caminham juntos, deixam, muitas vezes e irrefletidamente, impressões erradas que resultam em corações partidos. Devemos tomar cuidado para não deixarmos tais impressões e sim expormos claramente o que está em nossos corações, como o servo fez aqui. É algo muito sério brincar com as afeições de alguém, especialmente de uma jovem.

Por outro lado, é bom que se aprenda a ser cuidadoso para não levar a sério coisas que nunca foram claramente declaradas ou pretendidas. Muitas vezes um ato de bondade cristã é erroneamente interpretado como intenção para se iniciar um relacionamento. Quando tomamos o cuidado de não nos anteciparmos, praticando sempre com modéstia o controle próprio, iremos aprender a aceitar atos de bondade de outros, seja ele um jovem ou uma jovem, sem tecermos idéias enganosas. Queremos advertir aqui que "sair" com alguém apenas por prazer é um engano, e aqueles que tratam suas afeições desse modo, raramente reconhecem a companheira certa quando a encontram.

O servo agora diz tudo a respeito de seu senhor e de Isaque. Ele contou de como Isaque tinha o bastante para prover-se para a nova responsabilidade que iria assumir o casamento. Isto nos leva a questionar a sabedoria de um jovem que deseja tomar as responsabilidades da vida de casado, sem que esteja estabelecido em algum trabalho certo, ou sem ser capaz de prover o necessário à si próprio e à sua esposa, no lar que vão estabelecer. É sua responsabilidade. "Se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua própria casa, negou a fé, e é pior que o infiel" (1 Timóteo 5:8).

O servo contou toda a história do "noivado", se é que podemos usar tal termo aqui. Feliz o jovem que pode contar, se necessário, todas as coisas que aconteceram durante os dias de seu noivado. Se estamos caminhando com Deus, certamente iremos estar aptos para a dizer. Que o Senhor possa guardar os pés de nossos queridos jovens nesses dias difíceis, pois a Palavra de Deus nos diz: "O que confia no seu próprio coração é insensato" (Provérbios 28:26).

Gordon H. Hayhoe (Continua...)

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares