Pesquisar este blog

O principio da criacao de Deus - P. Wilson

"O princípio da criação de Deus" (Ap 3.14). O versículo é verdadeiramente uma afirmação de transcendental beleza quando vista dentro de seu contexto e de seu significado apropriado. Esta afirmação é encontrada na carta que o Senhor endereça à igreja em Laodicéia -- a igreja que representa o último estado da cristandade -- que havia abandonado a vocação celestial da igreja e assumido um lugar de destaque no mundo. Por sua própria avaliação, ela era rica e estava enriquecida, "e de nada tenho falta", embora Cristo permanecesse do lado de fora. Eles eram exatamente o contrário dAquele a Quem deviam representar neste mundo. Por esta razão o Senhor Se apresenta como o "Amém, a testemunha fiel e verdadeira". Ele era tudo aquilo que a igreja deveria ter sido, mas não foi.


"Porque todas quantas promessas há de Deus, são nEle sim, e por Ele o Amém, para glória de Deus por nós (2 Co 1.20). Toda promessa foi feita nEle e será confirmada nEle. Tudo foi feito bom em Cristo. Em contraste com uma profissão cristã falsa e infiel, como condutora da luz neste mundo de trevas, somente Ele é "a testemunha fiel e verdadeira". Vem, em seguida, a afirmação de que Ele é "o princípio da criação de Deus". Adão foi o princípio da primeira criação dos homens sobre a terra, mas, ai!, todos falharam em Adão, e o primeiro homem chegou ao seu fim na cruz, e foi posto de lado. "O segundo homem, o Senhor, é do céu" (1 Co 15.47), e quando Ele ressurgiu em ressurreição, Ele foi "o princípio da criação de Deus". Como Homem ressurreto, Ele é a Cabeça da igreja que é Seu corpo, e Ele é a Cabeça de uma nova raça. Portanto é maravilhoso vermos que, quando o homem falhou em tudo o que lhe foi comissionado em responsabilidade, tudo foi feito bom no segundo Homem, como "o princípio da criação de Deus".

O que dizer, então, das Testemunhas de Jeová que usam este versículo para tentar provar que Cristo foi um ser criado?  Não hesitamos em chamar de "doutrina de demônios" a qualquer ensino que faz uso deste versículo para indicar que o Senhor Jesus foi um ser criado. Os que agem assim estão torcendo as Escrituras para sua própria destruição. Ele, bendito seja Seu Nome, é o Senhor que veio do céu, o Criador e Mantenedor de todas as coisas, mas Ele tornou-Se um Homem, e em Sua morte tudo o que era da primeira Criação, da qual Adão foi a cabeça, chegou ao fim. Ele ressurgiu em ressurreição como as primícias dentre os mortos (o lugar de preeminência), e é "o princípio da criação de Deus".

Gostaríamos de acrescentar uma palavra de advertência aqui, para que se evite ter qualquer coisa com a heresia maldita das Testemunhas de Jeová, seja recebendo suas literaturas, ou dando ouvidos aos propagadores de blasfêmias contra a Pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O Espírito de Deus dirigiu uma epístola a uma irmã, na qual Ele ordena a ela que não permita que pessoas que ensinam essas coisas entrem em sua casa: "Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina" (a doutrina do Pai e do Filho), "não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras" (2 Jo 10,11).

P. Wilson

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares