Pesquisar este blog

Espiritual, Piedoso ou Carnal - John Kulp

A Palavra de Deus apresenta muitos adjetivos para descrever os diversos estados espirituais em que os crentes são encontrados caminhando por este mundo. É maravilhoso vislumbrar o futuro quando crentes de todas as idades estarão com o Senhor Jesus e como Ele — o Salvador de Suas almas — quando o que é perfeito virá e o que é imperfeito desaparecerá (1 Coríntios 13:10). Mas na prática, aqui e agora, os crentes precisam crescer espiritualmente e devem progredir em suas almas. Consequentemente muitos de nós seremos, em algum momento da vida, caracterizados por diferentes graus de carnalidade, piedade e espiritualidade.

Você pode perguntar por que essas caracterizações apresentadas nas Escrituras teriam importância para nós. Primeiramente, é saudável aceitar os comentários da Palavra de Deus aplicados à nossa vida pessoal, sempre que o Espírito trouxer isso à nossa consciência à luz de nossos pensamentos e comportamento. Em segundo lugar, ao observar os tipos de crentes que esses termos estão descrevendo na Bíblia, podemos ser capazes de obter, pela graça, um encorajamento ou piedoso temor, o que nos capacitará a honrar ao Senhor Jesus nosso Salvador. Vamos analisar, de forma breve, as três designações citadas.

Carnal – Alguns cristãos são mostrados como exemplos negativos em 1 Coríntios 3. Nós os encontramos também em outras referências, em Romanos 8:4-6 e em 2 Coríntios 10:2. O apóstolo Paulo repreende os coríntios pelo seu modo de pensar e comportamento carnal, o que os teria tornado semelhantes a “bebês em Cristo”, tendo sido verdadeiramente salvos, mas alcançado pouquíssimo progresso em aprender mais de Cristo (Efésios 4:20-24). Eles estavam se comportando como se não conhecessem além da sabedoria do mundo e essa sabedoria mundana os levava à inveja, contenda e cismas. Esta foi, sem dúvida, a razão pela qual a imoralidade e a falsa doutrina estavam sendo permitidas na igreja em Corinto (1 Coríntios 5:1-2; 15:12). Acredito que nenhum verdadeiro crente em Cristo gostaria de estar em tal estado, mas por termos todos ainda a carne em nós, é fácil cairmos nessa condição se não estivermos “exercitados em piedade” (1 Timóteo 5:7).

O que vem a ser piedade? Um crente piedoso é aquele que busca referência em Deus nas circunstâncias de sua vida e, na prática, traz Deus para o seu dia a dia. Por outro lado, uma pessoa não piedosa vive sem referência em Deus ou O afasta nas situações práticas da vida sempre que sua consciência, a circunstância ou o divino testemunho falar de Deus à sua alma. Acredito que podemos afirmar que, na Bíblia, uma pessoa não piedosa nunca será vista como um verdadeiro crente. Um cristão pode vir a ser carnal e imaturo, mas nunca será considerado como alguém não piedoso. Devemos procurar “viver piedosamente em Cristo” (2 Timóteo 3:12) e, à medida que agirmos assim, não nos ajustaremos aos “ímpios pecadores” (Judas 15) que nos rodeiam.

É instrutivo que, mesmo com toda a falta de entendimento e vigor espiritual de Ló, possamos ver em 2 Pedro uma alusão feita a ele como um exemplo de “piedade”, o qual foi livrado da tentação por Deus. Ló suportou uma pequena perseguição quando fez menção a Deus e reconheceu o direito de Jeová de julgar seus vizinhos maus (Gênesis 19: 9-14). O justo Ló foi, em alguns aspectos, carnal e piedoso ao mesmo tempo. Que incongruência!

O santo espiritual é sem dúvida piedoso também, mas a verdadeira espiritualidade é mais que piedade. Espiritualidade e carnalidade são mutuamente exclusivas e Paulo parece tornar isso claro em 1 Coríntios 3:1. Pouco antes desse ponto em sua primeira carta aos Coríntios, Paulo fornece uma visão sobre como um homem ou uma mulher espiritual pensam e aprendem a verdade. Aquele que é espiritual recebe as coisas do Espírito de Deus (que glorifica a Cristo), e essas coisas são comunicadas ao seu próprio espírito por meios espirituais e não por meio de recursos naturais ou carnais (1 Coríntios 2:6-16, na versão J. N. Darby “...comunicando as coisas espirituais por meios espirituais”). O Senhor Jesus condenou a sabedoria carnal e estabeleceu a supremacia da operação do Espírito na mente do crente em uma curta, mas potente fala: “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita” (João 6:63).

Seguir as tendências da carne nos torna carnais. Honrar a Deus na prática, em nossa vida diária, nos torna piedosos. Um cristão espiritual é aquele que possui um espírito ensinável, que aprende os mistérios de Deus por meio do Espírito vivificador de Deus. E se você se exercitar na piedade e oração, mantendo uma atitude espiritual, você se transformará naquilo que certamente é a vontade do Senhor para todos os que são Seus: Um Cristão que é perfeito, no sentido de maturidade cristã (Mateus 5:48; 1 Coríntios 2:6; Filipenses 3:15; Colossenses 1:28; Tiago 3:2).


(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares