Pesquisar este blog

A Lei de Cristo - E. Dennett

"Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo" Gálatas 6:2

A única questão a ser considerada nesta passagem é quanto ao significado da "Lei de Cristo". Costuma-se dizer que esta seria a lei do amor, o que é verdade, mas será que não podemos ser mais precisos? O versículo que vem antes exorta aquele que é espiritual a restaurar um irmão que caiu, "olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado." (Gl 6:1). Entendemos que isto nos fala do homem espiritual que, ciente de sua própria tendência de cair, deve agir com toda a mansidão para com aquele que foi "surpreendido nalguma ofensa", e em graça se identifica com a condição do outro ao tomar sobre si a sua carga de pecado e dor, tendo em vista o seu socorro e restauração. Ora, isto é exatamente o que o próprio Cristo fez — só que de forma perfeita — tanto em vida quanto na morte.

Por isso o evangelista diz: "Ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos; para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças." (Mt 8:16-17). Isso ele fez em sua vida, e no que diz respeito à sua morte, Pedro diz: "Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro" (1 Pe 2:24). Portanto, tanto em vida quanto na morte, ele foi o grande "Carregador"; em vida carregando nossas fraquezas e enfermidades em graça a fim de removê-las; na morte suportando os nossos pecados ao nos substituir e ser feito, por Deus, pecado por nós, suportando tudo o que nos dizia respeito com relação a nossos pecados, a fim de que ele pudesse tirá-los para sempre para a glória de Deus.

Existe uma grande diferença em ele levar as cargas em vida e na morte, mas ainda assim ele foi em ambos os casos quem levou as cargas. Portanto esta é a "Lei de Cristo": "Levai as cargas uns dos outros", para assim cumprir a lei daquele que foi o exemplo de "Carregador". O amor foi, sem dúvida alguma, o motivo de tudo, pois como diz o apóstolo, "o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" (Gl 2:20). Evidentemente jamais conseguiremos levar as cargas de nossos irmãos sobre nós, a menos que sejamos constrangidos pelo amor de Cristo. Mas este é o motivo e o poder que, através do Espírito Santo, nos faz cumprir a lei, ao invés de ser a lei propriamente dita. 

Edward Dennett - "Christian Friend", vol. 12, 1885, p. 195.

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares