Pesquisar este blog

Gerador de sermoes

Se você leu o título e ficou animado com a possibilidade de desenvolver sermões e pregações do Evangelho por meio de algum software, este texto é para você. A tecnologia criou recursos fantásticos para quem fala em público. Uma busca por "Gerador de Lero-Lero" irá revelar um sistema previamente alimentado por palavras de cunho acadêmico, científico ou empresarial, que gera textos rebuscados que não dizem coisa alguma. Quando faladas em público, essas frases causam um impacto tal que dificilmente alguém iria admitir que não entendeu bulhufas do ilustre preletor. Quer um exemplo?

"A prática cotidiana prova que a necessidade de renovação processual pode nos levar a considerar a reestruturação das condições financeiras e administrativas exigidas. Neste sentido, o desafiador cenário globalizado faz parte de um processo de gestão do investimento em reciclagem técnica. O que temos que ter sempre em mente é que a complexidade dos estudos efetuados não pode mais se dissociar do sistema de participação geral." [G.L.L. ou Gerador de Lero-Lero]

Não seria maravilhoso ter um sistema assim alimentado com a Bíblia inteira e textos de pregadores famosos? Não, de maneira nenhuma. Aqueles que ministram a Palavra de Deus devem ter o sentimento de Paulo, quando escreveu: "Cri, por isso falei" (2 Co 4:13). Não basta falar, é preciso crer naquilo que se está dizendo. Os cursos de teologia criam brilhantes geradores de sermões que às vezes não passam de lero-lero, A pergunta é: Eles creem no que falam? Uma brasileira que mora na Suíça contou que na escola onde trabalha o professor de religião é ateu. Não duvido que ele seja capaz de criar um bom volume de lero-lero e ensinar os aspectos históricos da fé cristã, mas jamais poderá transmitir aquilo que nunca experimentou.

Você se lembra da última vez que foi obrigado a dizer: "Precisei engolir o que falei"? Todos já passamos por isso. Só que nas coisas de Deus precisamos engolir ANTES de dizer. É o que aprendemos de João em Apocalipse 10:9-11:

"E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel. E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo. E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis".

Quando perguntaram a Isaac Newton como ele tinha descoberto as coisas que descobriu, sua resposta foi: "Eu estava sentado sobre os ombros de gigantes". Ele assim admitia que as ideias não eram totalmente suas, mas tinham sido construídas a partir do que aprendera com outros mais sábios que ele.

Assim deve ser também no ministério da Palavra. Através do Espírito Santo aprendemos da Palavra de Deus e com o ministério dos dons que o Senhor deu à Igreja. Ao serem recebidas, essas palavras que na boca podem ser doces e fáceis de falar para as multidões, são amargas quando caem em nosso ventre e são aplicadas à nossa própria vida. Mas é só depois de engolidas e digeridas que estamos verdadeiramente prontos a sair e "profetizar" ou proferir aquilo "a muitos povos, e nações, e línguas e reis".

Que o Senhor nos dê graça e temor de sempre termos o cuidado de "engolir" de antemão aquilo que queremos transmitir a outros, "para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado" (1 Co 9:27). Os "filhos dos profetas" em 2 Reis 6 se desesperaram ao perderem o machado que usavam. "Ai, meu senhor! Ele era emprestado!" exclamaram eles para o profeta Eliseu. Eles precisaram recorrer ao profeta de Deus para reencontrarem aquilo que não pertencia a eles e usaram como se fossem donos.

Que não sejamos como os exorcistas "filhos de Ceva" que tentaram expulsar demônios esconjurando-os "por Jesus a quem Paulo prega", isto é, com um poder que nunca tiveram. Eles acabaram sendo vítimas do próprio espírito maligno que tentavam expulsar usando uma fé emprestada.

"Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois? E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, póde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa" (At 19:13-18).

por Mario Persona

Postagens populares