Pesquisar este blog

Uma palavra sobre noivado - Gordon H. Hayhoe - Parte 5

Depois de haver dito tudo, o servo pediu por uma decisão definida e aprovação dos pais. É lindo notar aqui, como eles foram impressionados com a franqueza do jovem e reconheceram que "aquilo procedia do Senhor".


É uma boa coisa, queridos jovens, olhar para o Senhor para deixar tais coisas claras para seus pais. Muitos jovens têm arruinado suas próprias vidas ou as vidas das jovens, por se recusarem a ouvir as advertências dos pais e terem se casado com aquela que não era a "companheira certa". Creio que isto deve ser levado em consideração, embora a decisão final tenha que partir de vocês, meus jovens, tomada sempre diante do Senhor, cuja vontade deve sempre vir em primeiro lugar. Se assim for, Ele fará com que seus pais percebam que "isto procede do Senhor".

Seja paciente e espere, caso eles não vejam claramente a princípio, pois é o Senhor quem dispõe os corações, até mesmo o coração de seus pais, como Ele fez aqui em nosso capítulo. Se eles virem que você está procurando, realmente, agradar ao Senhor, isso irá levá-los a um exercício de consciência às vistas de Deus. Esperar no Senhor para esclarecer isso a eles, será recompensador, pois a paciência é uma virtude necessária para qualquer circunstância, antes ou depois do casamento.

Embora estas linhas se refiram primeiramente àqueles que têm pais cristãos, o princípio aplica-se de uma forma geral para todos. Até mesmo pais descrentes, que não escolheriam uma companheira crente para seu filho crente, procuram a felicidade de seus filhos e, sem dúvida, reconhecerão as boas qualidades de um rapaz ou moça sinceros.

Quando Betuel, o pai de Rebeca, deu seu consentimento, então o servo de Abraão adorou o Senhor novamente. Ele verdadeiramente procurou reconhecer o Senhor em todos os seus caminhos, e foi dirigido por Ele.

Neste ponto, é belo notar a bondade deste homem para com o irmão e a mãe de Rebeca, e também para com ela, demonstrada nos presentes que lhes deu. Esta é uma importante consideração para as jovens. Um rapaz que não mostra respeito e bondade para com seus parentes (e ela para com os dele), trará somente problemas em lugar de felicidade.

Os pais de Rebeca procuravam agora detê-la em casa por um pouco de tempo. Algumas vezes, as vidas dos jovens têm sido prejudicadas pelos pais, interferindo desta maneira. Mesmo vendo que o Senhor está provendo a companhia certa para seus filhos (como era o caso de Rebeca), e que o jovem será capaz de prover um lar, como Isaque o era, não querem separar-se de seu filho ou filha. Isso é um grande engano, porque se o rapaz ou moça forem de idade bastante, a decisão é deles, não dos pais, como foi a de Rebeca aqui. Pais sensatos reconhecerão isto e deixarão o rapaz ou a moça decidirem. Rebeca decidiu-se, dizendo "Eu irei".

Então o privilégio e responsabilidade de maternidade foi colocado diante de Rebeca por sua própria mãe. Para uma moça casar-se descuidada disto, transferindo ou não pretendendo assumir tal responsabilidade, é claramente contrário a todos os ensinamentos das Escrituras, no que diz respeito à vida matrimonial. Isto é muito comum hoje em dia, mas a Palavra de Deus diz: "Quero portanto que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa e não dêem ocasião ao adversário de maldizer". (1 Timóteo 5:14). Vamos seguir a sabedoria de Deus nas nossas vidas.

Se compararmos o desenrolar desta história, com o tempo do compromisso ou noivado até o casamento, podemos aprender uma importante lição. Isaque vinha do poço de Beer-Laai-Roi para meditar à tarde. Beer-Laai-Roi significa "aquele que vive e vê", e certamente isto tem uma aplicação proveitosa para nós.

É ao anoitecer que os rapazes e moças estão juntos e, se cada rapaz fosse como Isaque e meditasse sobre o fato de que existe Um que vive e vê, talvez muitas noites fossem gastas de uma maneira mais proveitosa.

Notamos aqui que quando Rebeca viu a Isaque, tomou um véu e cobriu-se. Se nós relacionarmos isso com 1 Coríntios 11, veremos que o cabelo da mulher lhe é dado para cobertura (ou véu) e que é um sinal de sua posição de submissão ao seu marido. Nós também lemos em Efésios 5:33, que a esposa deve "reverenciar o marido". Isto é um assunto importante e uma moça cristã não deve casar-se com um jovem, mesmo sendo cristão, se não sentir que pode reverenciá-lo.

Alguns jovens cristãos não estão caminhando no temor do Senhor, e uma jovem piedosa não seria atraída por nenhum jovem como esse, pois ela compreende que é sua responsabilidade diante de Deus, quando casada, "reverenciar seu marido". A primeira vez que Isaque viu Rebeca, ela estava coberta, mostrando assim o sinal de submissão. Que coisa feliz seria se em nossos dias as jovens cristãs testemunhassem mais daquela submissão, pois para as mulheres, de acordo com a Palavra de Deus, os cabelos compridos representam submissão. Os rapazes cristãos atentarão para isso, se estiverem caminhando na "sabedoria que vem do alto" (Tiago 3:17).

Gordon H. Hayhoe (Continua...)

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares