Pesquisar este blog

Como educar a crianca? 15 - J. C. Ryle

Eduque-os com contínua oração por bênção em tudo o que você está fazendo. Olhe para seus filhos como fazia Jacó para com os dele; ele diz a Esaú, "os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo" (Gn 33:5). Olhe para eles como José olhou para os seus, quando disse a seu pai, "Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui" (Gn 48:9). Considere-os, com o salmista, como "herança do Senhor" (Sl 127:3). 
Repare como Manué fala ao anjo acerca de Sansão: "Qual será o modo de viver e serviço do menino?" (Jz 13:12) (N.T.: ou, numa tradução livre da versão inglesa, "Como devemos ordenar a criança, e como devemos proceder para com ela?"). Observe com que ternura Jó cuidava da alma de seus filhos, o qual "oferecia holocaustos segundo o número de todos eles", pois ele dizia, "porventura pecaram meus filhos, e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente" (Jó 1:5).

Pais, se vocês amam seus filhos, vão em frente e façam o mesmo. Nunca será demais trazer à memória o nome de seus filhos diante do propiciatório. Vocês podem mandar seus filhos para as melhores escolas, dar a eles Bíblias e encher suas cabeças com conhecimento; mas se durante todo esse tempo não houver uma educação constante no lar, quero dizer-lhes claramente, temo que no final as coisas serão difíceis para os seus filhos, no que se refere às suas almas.

Os cálices mais amargos que o homem já bebeu foram aqueles preparados pelos filhos. Filhos têm sido os causadores das mais tristes lágrimas que o homem já derramou. Adão podia falar a respeito disso; Davi também podia fazer o mesmo. Não há tristezas neste mundo como aquelas que filhos trouxeram a seus pais.
Oh! Tenha cuidado para que sua própria negligência não lhe traga miséria na sua velhice. "Derrama o teu coração como águas diante da face do Senhor: levanta a eles as tuas mãos, pela vida de teus filhinhos" (Lm 2:19). - J. C. Ryle


Nota do Editor: O texto aqui publicado é "The duties of parents", de autoria de J. C. Ryle, e foi editado, contemporizado e adaptado por H. E. Hayhoe. O original inglês pode ser encontrado aqui. O parágrafo abaixo foi acrescentado ao final do texto por H. E. Hayhoe como uma advertência para a nossa época. John Charles Ryle nasceu em 1816 e faleceu em 1900 na Inglaterra e foi bispo da Igreja Anglicana. Sua biografia pode ser encontrada aqui.

"Não poderíamos terminar sem uma palavra de advertência contra duas inovações dos anos recentes - o rádio e a televisão - os quais o diabo está usando para introduzir no lar o mundo com todas as suas influências degradantes. A televisão, com seus programas corruptos, é certamente a última obra-prima do diabo, e os pais cristãos devem se precaver contra ela". H. E. Hayhoe


(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares