Pesquisar este blog

As cartas de Paulo a Timoteo - J. N. Darby

Ao compararmos as duas epístolas a Timóteo, vemos claramente a diferença entre a ordem da casa de Deus, conforme foi estabelecida por intermédio do apóstolo, e o andar guiado pelo Espírito de Deus, numa época em que a desordem se introduziu e quando somente o Senhor conhece os que são Seus - um estado de coisas bem diferente daquele em que "acrescentava o Senhor, dia a dia, os que haviam de se salvar" (Leia o capítulo 2 de Atos).


Naquela época, a poderosa ação do Espírito de Deus manifestava aqueles que eram Seus filhos, e os colocava em seu lugar na igreja, mas nos tempos aos quais se refere a segunda epístola a Timóteo, quando "o Senhor conhece os que são Seus", pode haver alguns dos Seus ocultos nos sistemas criados pelos homens; sistemas estes que são todos em desacordo com a Sua vontade.

A responsabilidade recai, então, sobre o indivíduo: ele deve apartar-se da iniqüidade, limpar-se dos vasos que são para desonra, e associar-se com aqueles que invocam o nome do Senhor com coração puro. É aí que encontramos o nosso lugar, somente recordando da unidade do corpo, e buscando cumpri-la na prática. Temos o caráter de um remanescente nestes últimos dias, mas de um remanescente que busca trazer de volta os primeiros princípios sobre os quais a Igreja foi originalmente estabelecida; um caminho simples e feliz, mas que exige fé, e a ousadia que a fé obediente supre. Que Deus nos conceda, em Sua graça, andar nesse caminho com um passo, ainda que manso, firme e decidido.

Se olhamos para Ele, tudo se torna simples: vemos claramente o nosso caminho, e temos motivos que não deixam o coração tornar-se uma vítima da incerteza. O homem de vontade dividida é aquele que é instável em todos os seus caminhos. Quando olhamos para Deus, então o que é eterno se nos torna ainda mais real e próximo. É isto que dá forças e exclui todos os motivos e influências que possam nos desencaminhar. Quão felizes somos por estarmos sob a direção do Senhor, termos o coração cheio dEle, cujos pensamentos são eternos, e que é, Ele próprio, amor.
Letters of J.N.Darby, pg.479, em 1867

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares