Pesquisar este blog

Os Dez Mandamentos - C. H. Brown - Parte 6

O Oitavo Mandamento Mosaico

"Não furtarás" (Êx 20:15). Vamos ler agora Efésios 4:28: "Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha que repartir com o que tiver necessidade". O roubar se condena tanto na dispensação cristã como na judaica.


A igreja em Éfeso havia recebido a verdade mais elevada que Deus jamais havia entregado a assembleia alguma. Deve ter havido uma condição tal que os qualificava para que fossem os depositários de tão maravilhosa verdade. Mas ainda assim, após os assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, Deus tem que descer o teor da epístola ao nível humilhante da carne que havia neles, e passar a falar-lhes a respeito do ato de roubar. Tal é o homem!

A lei só fez a proibição: "Não furtarás". Mas o cristianismo sobrepuja a isso e insiste que devemos trabalhar, fazendo o que é bom, para podermos dar ao que padece necessidade. Quão formoso! Porém note-se, é o fazer o que é bom. Ganhar o pão com o trabalho não é por si só fazer o que é bom. Será que você está fazendo o que é bom, isto é, aquilo que tem a aprovação de Deus?

Conhecíamos um irmão em Cristo, que agora já está com o Senhor, que antes de se converter era balconista em um bar. Ganhava seu pão cotidiano honestamente com seu trabalho. Mas depois de entregar-se ao Senhor, se deu conta de que não fazia o que era bom; buscou outro emprego e o achou. Não roubemos, é o lado negativo. Para que tenhamos o que dar, façamos o que é bom; este é o lado positivo no cristianismo. Você sabe que a Palavra de Deus fala dos santos pobres e que não há nada que possa ser considerado biblicamente incoerente nestas duas palavras: "santos" e "pobres". Então tenhamo-las presentes em nossa memória para assim cumprirmos a vontade de Deus.

O Nono Mandamento Mosaico

"Não dirás falso testemunho contra o teu próximo" (Êx 20:16). O que equivale a isto encontra-se em Efésios 4:25: "Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo". Notemos também em Romanos 13:9-10: "Não darás falso testemunho... O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor". A demanda cristã neste assunto é igual à da lei, porém sobrepuja em muito as exigências da lei, e manifesta o amor ao próximo. - C. H. Brown - (Clique aqui para continuar)

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens populares